Bom, é já amanhã que a Google anunciará oficialmente os seus dois novos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL. Ora, numa fase em que já pouco falta descobrir, acabam de surgir os primeiros renders e imagens concretos dos ecrãs dos dispositivos. E nem tudo serão boas notícias.
Começo pelas notícias menos boas: os bezels do Pixel 2.
Sim, este bichano tem um belo par de beiças. Ao estilo Xperia. Mesmo grandes. É difícil perceber porque optou a HTC por esta abordagem tão desfasada numa altura em que até a Sony parece querer mudar, e considerando que a face traseira redesenhada parece muito atraente.
Não há outra maneira de o dizer, e o Pixel 2 parece obsoleto quando visto de frente. Há aqui um factor atenuante, e é a presença de speakers estéreo à frente. Aplaude-se, sem dúvida, mas será que justifica tudo?
Ler mais: Sony confirma mudança profunda no design dos Xperia
É que aqui chegamos às boas notícias e a mais recente imagem do suposto Pixel 2 XL confirma não só os rebordos menos expressivos do ecrã, como a presença aí também de altifalantes estéreo, provando bem que não seria preciso tanto espaço roubado ao ecrã.
A única justificação (se é que o é) é que a Google quis manter o ecrã nas 5 polegadas, sem no entanto roubar espaço interno a outros componentes. O Google Pixel 2 será, efectivamente, um dos mais potentes equipamentos Android a ver a luz do dia em 2017, e espera-se um equipamento com Snapdragon 835 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Parecendo que não, este é um processador de elevada performance e, a par com uma bateria que – se tudo correr bem – excederá os 3000mAh requer bom espaço interno.
A grande questão é se isto será suficiente para captar clientes numa altura em que o design dos smartphones é bem mais exigente em termos de bezels do ecrã.
Quando estarão no mercado
Só amanhã poderemos ter certeza quanto à disponibilidade de mercado de ambos os Pixel. No entanto, pensa-se que o Pixel 2 estará disponível a partir de 19 de Outubro, enquanto o Pixel 2 XL só estará disponível em Novembro.
Os preços deverão começar perto dos $650 para o Pixel 2, mas irão disparar para cima dos $800 para o Pixel 2 XL, se os nossos dados estiverem correctos, em resultado do ecrã maior e de maior resolução.
Significativamente, se a Google agir rapidamente e conseguir garantir o fornecimento de equipamentos em número suficiente, pode puxar o tapete de sob os pés da Apple, cujo iPhone X estará irremediavelmente atrasado neste momento. Se chegar primeiro ao mercado contar para alguma coisa, a Google tem a bola nos pés.
Mas terá um grande problema: o Huawei Mate 10. Com oficialização a 16 de Outubro, a Google vai ter ali um concorrente de peso, mesmo que possua um preço mais em conta.