Na CES deste ano, a Kia anunciou várias novidades que irá apresentar no futuro que envolvem carros autónomos, motorizações electrificadas, conectividade e partilha de carro.
A Kia e a sua empresa-mãe Hyundai já estão a trabalhar nos carros autónomos, mas a marca planeia intensificar esses esforços nos próximos anos. A marca pretende colocar uma frota de testes em grande escala de carros autónomos em vias públicas em 2019. Em 2021, a Kia pretende lançar um programa piloto para carros autónomos de Nível 4 no que a empresa chama “smart cities”. A marca coreana afirmou que isso será a primeira tentativa de comercializar carros autónomos.
Alguns destes carros contam com motorizações com zero emissões de poluentes. A Kia afirma que vai disponibilizar um total de 16 modelos electrificados até 2025. O programa da marca já inclui híbridos, híbridos plug-in e um Soul EV totalmente eléctrico, mas também irá adicionar um veículo movido a hidrogénio em 2020.
A Kia usou a CES para estrear o conceito Niro EV, uma versão totalmente eléctrica de um carro que já é disponibilizado como um híbrido e um híbrido plug-in. O conceito Niro EV traz um motor eléctrico de 150 kilowatt (201 cavalos), e 383 Km de alcance. Também possui um estilo ligeiramente diferente das variantes híbridas Niro e híbridas plug-in.
Para além da sua motorização totalmente eléctrica, o conceito Niro EV também possui uma nova interface homem-máquina. A HMI enfatiza os controlos de gesto e toque, e até permite ao condutor controlar as funções de infotainment deslizando as áreas especificadas no volante. A Kia também irá ter uma conexão 5G no carro e um sistema de áudio que permite que os ocupantes do banco dianteiro e do traseiro ouçam sons diferentes.
Finalmente, a marca irá lançar um serviço de partilha de carro na Europa no final deste ano. Com o nome WiBLE, é essencialmente a resposta da Kia ao ReachNow da BMW e ao Car2Go da Daimler. Os utilizadores podem reservar um carro usando uma aplicação de smartphone.