Desde o seu lançamento em 2010 no mercado americano e japonês e em 2011 no mercado europeu e canadiano que o Nissan Leaf se tornou um dos veículos eléctricos mais vendidos em todo o Mundo.
Sete anos depois e num momento em que se é visível um crescente investimento na investigação e produção de veículos eléctricos por parte de outros fabricantes, a marca nipónica lançou a segunda geração do Nissan Leaf.
O que muda em relação à geração anterior?
Autonomia
A Nissan anuncia uma autonomia de 378 Km, de acordo com o NEDC (Novo ciclo de condução europeu normalizado), sendo um upgrade em relação à geração anterior. Resta saber se na prática se o condutor conseguirá atingir estes números. Num carregamento “caseiro” com 7 Kw, temos a bateria carregada em menos de 6 horas. Num estação de carregamento rápido, conseguimos carregá-la até 80% em 40 a 60 minutos.
Tecnologia
Neste campo, o destaque vai para introdução do e-Pedal que permite a condução com um único pedal. Para abrandar basta levantar o pé e podemos manter o veículo imóvel em subida sem recorrermos ao travão.
O novo Nissan Leaf inclui também o sistema ProPILOT que permite colocar o veículo a uma distância predefinida do veículo da frente e no centro da faixa. Este sistema também pode ser utilizado numa situação de tráfego, e obrigar o veículo a parar no caso de tráfego intenso.
Outra função muito útil é o ProPILOT Park que permite facilitar e muito a tarefa de estacionamento onde o condutor pode dispensar a utilização das mãos e dos pés. No entanto o novo Nissan Leaf conta com uma câmara inteligente de visão 360º que pode ajudar em manobras mais complicadas.
Interior
Por dentro o Nissan Leaf foi completamente remodelado, apresentando quiçá, um design mais apelativo onde sobressai um novo painel de instrumentos que fornece ao condutor informações sobre a autonomia, o uso da potência, a navegação e o sistema de áudio.
Versões e preços
O novo Nissan Leaf está disponível em 4 versões: Visia (equipamento de série), Acenta, N-Connecta e Tekna. O PVP recomendado varia entre os 32.250€ e os 37.750€.
Desde 2015, que o Nissan Leaf tem perdido terreno para o seu principal concorrente – o Renault Zoe – no território europeu e certamente que o lançamento desta segunda geração pretenderá conquistar de novo o primeiro lugar dos veículos eléctricos mais vendidos.
[…] Em Janeiro havíamos falado da segunda geração do LEAF que certamente deseja voltar à primeira posição como veículo eléctrico mais vendido. (ver artigo) […]