Desenvolver os carros do futuro pode ser um investimento  caro, e agora, mesmo algumas das marcas de automóveis mais luxuosas do mundo estão à procura de maneiras de ser estratégicas em termos de gastos. A Audi e a Porsche agora irão juntar-se para o que está a ser chamado de “arquitectura do veículo partilhado do futuro”. As duas marcas irão trabalhar em conjunto para ajudar a electrificar, digitalizar e autonomizar os carros da próxima geração.

O objectivo da nova parceria, dos dois fabricantes de automóveis, é “moldar a mobilidade do futuro juntos”. Afinal, dois cérebros são melhores do que um, e a Audi e a Porsche estão à procura de  áreas de especialização de um outro para aumentar suas capacidades colectivas. Claro, devemos notar que a Audi e a Porsche são ambas as empresas subsidiárias da Volkswagen AG, o que torna a colaboração um pouco menos surpreendente.

“Juntos, faremos um progresso mais rápido na corrida pela mobilidade do futuro. Vamos utilizar a experiência de ambas as empresas e aproveitar as sinergias “, disse Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche AG. “Nós cooperaremos onde quer que faça sentido”.

Em última análise, esta nova parceria consiste em reduzir os custos. Como Blume disse ao Stuttgarter Zeitung e Stuttgarter Nachrichten: “Se ambas as empresas atuassem por conta própria, os custos seriam 30% maiores”.

A cooperação entre empresas de automóveis não é de modo algum uma novidade. Na verdade, a Audi, a Porsche e a empresa-mãe VW colaboraram há anos na construção de SUVs, mas agora as empresas estão a voltar as suas atenções para as novas tecnologias. Nos próximos meses, as equipas formadas por representantes da Audi e da Porsche identificam como melhor cooperar e definem os seus objectivos para os próximos sete anos. Os planos até agora são ambiciosos, Stadler disse à Reuters que ambas as empresas gostariam de levar vários modelos de carros ao início da vida, incluindo dois sedans e dois SUVs.

Mas, apenas porque a Porsche e a Audi estão a trabalhar em conjunto, não significa que elas sejam marcas de fusão. Como Blume enfatizou: “Também teremos muito cuidado em manter a diferenciação entre nossas marcas. Um Porsche é sempre um Porsche, e isso permanecerá assim no futuro “.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui