Na terça-feira, a BMW anunciou que está a juntar-se com a Sila Nanotechnologies (conhecida como Sila Nano) e promete melhorias na bateria de veículos eléctricos (EV) dentro de cinco anos.
A Sila Nano quer melhorar as baterias recarregáveis de iões de lítio usando silício em vez de grafite. A empresa e a BMW querem incorporar a tecnologia em EVs até 2023.
Gene Berdichevsky, CEO da Sila Nano, afirmou que a sua tecnologia é “altamente escalável” e pode ser lançada nas instalações de fabrico existentes. No ano passado, a empresa de automóveis alemã vendeu 100 mil veículos eléctricos.
Sila Nano afirma que quer inicialmente aumentar a capacidade da bateria em 20%, o que poderia ser usado para acelerar o carregamento ou construir pacotes de bateria menores. Eventualmente, esse número poderia aumentar para 40%.
A empresa substitui ânodos de grafite pelo seu material, um composto nano com muito espaço vazio, assim quando o silicone é usado, pode expandir-se e contrair-se.
Com o espaço que a Sila Nano cria, os benefícios do silício podem ser utilizados sem comprometer a bateria. Mas a quantidade de material necessário da Sila Nano para um carro em relação a um smartphone é significativa.