Foram muitos os anos que passaram desde que a Harley-Davison apresentou em forma de protótipo a sua mota eléctrica. A dúvida pairou sempre no ar, se alguma vez a marca americana iria finalmente render-se ao mundo dos eléctricos. Mas parece que sim, e a apresentação e confirmação oficial  da Harley-Davidson Livewire chegou, juntamente com os preços e autonomias.

Será já no próximo verão que a Livewire começará a ser comercializada. É certo que irá começar pelos stands dos Estados Unidos, sendo que mais tarde deverá ser alargado a outros países. Este modelo destaca-se por design um pouco bipolar a nível temporal: se por um lado mantêm as linhas do passado, por outro lado apresenta pormenores que nos levam para as motas mais futurísticas. Um ar rústico e ao mesmo tempo agressivo que irá certamente agradar aos amantes da marca norte americana. De salientar que estar é uma mota que está homologada para transportar até duas pessoas.

Não são conhecidos muitos dos detalhes desta Harley-Davidson Livewire, dado que a própria marca não os revelou durante a apresentação. O que se sabe é que estamos na presença de uma mota muito rápida a nível de aceleração (característica comum a todos os veículos eléctricos), que poderá alcançar os 100km/h em menos de 3.5 segundos. As estimativas de alguns meios especialistas nas duas rodas, apontam para que o motor deverá ter entre os 40kW e os 50kW de potência.

Um dos aspectos que também não foi falado, e que é sempre muito procurado em veículos eléctricos é a capacidade da bateria. No entanto, a fabricante aponta para os 177km de autonomia, em ciclo SAE. Este é o ciclo que outras marcas com motas eléctricas (exemplo Zero) também usam para estimar a autonomia. Olhando para a autonomia e para o motor em causa, a bateria é estimada entre os 12kWh e os 14kWh, bateria esta que deverá ser composta por células da Panasonic.

Para carregar a nova Harley-Davidson Livewire, podemos recorrer à tradicional tomada de casa, ou então aos pontos de carga com formato CCS Combo, o que irá permitir em poucos minutos recuperar a capacidade máxima das baterias. Este é um ponto muito favorável da Livewire, o que lhe irá permitir fazer grandes viagens graças a capacidade de carregar a 310km por cada hora ligado a um posto de carregamento.

A nível tecnológico, é claro que esta mota também virá acompanhada de uma aplicação móvel para que o seu dono possa consultar o estado da mesma. Na prática, é possível obter qual a potência de carga, estatísticas de utilização, etc. No entanto, este serviço será gratuito apenas no primeiro ano, sendo que depois terá um custo de assinatura.

Existe, no entanto, um contra nesta Harley-Davidson Livewire: o seu preço. Com preços a partir de 29.799$, este modelo irá ser muito exclusivo e deverá procurar testar os clientes que são mesmo fãs da marca, de forma a perceber qual será a receptividade a este modelo eléctrico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here