Sonos requer poucas introduções. Como empresa dedicada ao áudio sem fio e aos sistemas de som domésticos, dificilmente precisa de apresentar currículo. No mercado das colunas Bluetooth portáteis, encontra no entanto uma concorrência desenfreada e podemos pensar se pode fazer valer-se do peso do seu bom nome. Ora, com a Move 2, a sucessora para a sua primeira coluna portátil Bluetooth, a marca Norte-Americana oferece argumentos absolutamente convincentes: a nova Move é resistente à água, oferece áudio de elevada qualidade em estéreo e ainda pode carregar os nossos telemóveis via USB-C, fazendo toda a diferença naquela festa.

Volumosa, elegante, pesada.

A Sonos Move 2 tem um look inegavelmente moderno, e em branco é certamente uma estética muito polida. Num mundo de colunas portáteis, o que mais imediatamente se faz notar é o peso de perto de 3Kg da Move 2. E peso é bom. Peso é muito bom.

Numa coluna, e com a tecnologia atual, peso significa componentes sólidos, bons ímanes de neodímio para um som promissor e, neste caso específico, baterias bem pujantes. Neste caso, de 44Wh. Tudo com um forte impacto naquilo que a Move 2 é, no que oferece e na nossa satisfação com ela. Especificamente, há colunas e colunas, e se a maior parte do mercado oferece colunas portáteis para levarmos para uma festarola ou andar connosco no autocarro a incomodar pessoas inocentes, a Move 2 é mais móvel que portátil: é um sistema de áudio de elevada qualidade que podemos levar connosco para outras divisões da casa ou improvisar um convívio no jardim, oferecendo grande autonomia, potência e funcionalidade.

De destacar que a bateria pode não parecer amovível, mas é, e será fácil de trocar pelo utilizador, permitindo que tenhamos sempre uma de backup e é altamente interessante que as baterias da Move e da Move 2 sejam intermutáveis.

Voltando ao design, o topo inclui comandos tácteis para controlo da música e ajustes de volume, enquanto a face traseira inclui de destaque uma reentrância em jeito de base de transporte. Logo abaixo, apenas três botões: on/off, tecla bluetooth para emparelhamento e o seletor ligar e desligar os microfones da Move 2.

Há ainda uma porta USB-C que serve de recurso para carregamento e carregamento inverso, podendo carregar um telemóvel com 7.5W.

Finalmente, há uma base de carregamento anular que se coloca sob a coluna, oferecendo um setup ágil e de algum décor. Em alternativa, podemos carregar a Move via porta USB-C. Esta é uma portinha bem potente: além de carregar a coluna e de lhe permitir carregar equipamentos externos, também suporta line-in áudio, significando que podemos com um simples conversor conectar uma fonte externa com jack de áudio e bombar até fartar.

Mil opções de streaming

OK, talvez não sejam mil, mas um destaque absoluto na Move 2 é definitivamente as opções que temos para fazer a nossa música passar por ela. A opção mais óbvia é mesmo via Bluetooth, com um emparelhamento praticamente instantâneo.

Mas há igualmente a opção Wi-Fi e esta é a mais capaz, sendo necessariamente utilizada após configuração da app Sonos. Digo mais capaz porque há obviamente um maior alcance na ligação e podemos igualmente aproveitar este modo não só para usarmos o bluetooth para transmitir para outra coluna emparelhada ou simplesmente aproveitar a possibilidade de transmitir música a 24-bits/48kHz, oferecidos pelo emparelhamento Wi-Fi.

Finalmente, há a já mencionada opção conectada, que permite utilizar a porta USB-C, desde que tenhamos um conversor da própria Sonos, obviamente por um custo.

I like to Move it!

Carregada, emparelhada, pronta a utilizar. O que nos dá afinal a Move 2?

Para todos os limites bastante óbvios de uma coluna ímpar para bombar o que quer que seja, a Sonos Move 2 tem um estéreo perfeitamente notável, com boa separação dos canais, resultado de boa engenharia e das dimensões próprias deste equipamento. Isto permite que os dois tweeters não se anulem mutuamente, resultando num som que é relativamente detalhado e – acima de tudo – louvavelmente potente. Como coluna para levar connosco para um escritório, oficina ou para o banho e ouvir os nossos podcasts, soberbo, sem tema algum.

A assinatura sonora da Move 2 é, todavia, algo abafada, com os agudos a não saírem particularmente expressivos, mas uma boa dose de graves para música bem encorpada. Esta é talvez a característica mais clara no som da Sonos 2, o seu encorpado, fazendo-se bem a rock e música mais pesada, ou no geral temas com foco nos graves. Apesar das limitações de ter todo o estéreo num único dispositivo, a Move tem um som bem organizado e detalhado.

Um detalhe inteligente desta coluna é mesmo a funcionalidade Trueplay. Porquanto mantenhamos o microfone da coluna sempre ligado, esta pode analisar a sua localização para ajustar o áudio que debita. É extremamente útil quando a mudamos de um escritório espaçoso para um WC mais pequeno enquanto tomamos o nosso duche. Se nos desagradar a ideia de ter um microfone sempre ativo a estudar a área circundante, podemos desativar os assistentes pressionando o ícone da vinheta no topo da Move 2, ou podemos usar o botão traseiro para desligar por completo os microfones para todas as funcionalidades.

Via app, temos também ajustes básicos ao equalizador, e ainda podemos ter uma melhor noção da carga que resta na Move 2. Se bem que, com uma autonomia de 24 horas, há pouco espaço para preocupações.

Detalhes a melhorar

Apesar de compreender totalmente que a Move 2 não é uma coluna destinada a ir para todo o lado, esperava encontrar na caixa pelo menos uma pequena sacola para a proteger nas viagens para um piquenique, por exemplo. Isto porque ao preço que custa, vamos querer mantê-la impecável durante bom tempo. A Sonos vende uma impecável, mas por $79, e uma sacola protetora básica não ficaria nada mal neste segmento de preço. Tal como o conversor USB-C/3.5mm.

Uma funcionalidade que me deixou algo surpreendido pela sua ausência foi mesmo a possibilidade de atender chamadas via Move 2, considerando o emparelhamento fácil e a presença de um microfone. É um facto que muitas colunas não permitem fazê-lo, mas a Move 2 é certamente uma coluna de maior gabarito que a maioria.

Ao mesmo tempo, a Move 2 não é totalmente amiga da Google, não incluindo nem o assistente Google, nem alguns codecs essenciais Android como AptX HD, ou o muito querido Dolby Atmos. O assistente Google teria sido extremamente útil a bordo, principalmente porque se aceitamos que vamos ter esta coluna perto de água, em festas e convívios, não queremos estar agarrados ao telemóvel.

Veredito final

Num mundo carregado de colunas portáteis de duvidosa utilidade e características mais ou menos banais, a Sonos coloca na Move 2 uma lista impressionante de predicados. Desde logo, um design elegante que se presta a ser decorativo em qualquer local, uma bateria praticamente interminável que pode carregar o nosso telemóvel, e toda uma mão cheia de opções para usufruirmos da nossa música: via Bluetooth, via Wi-Fi, com cabos, com ou sem colunas adicionais emparelhadas.

A Sonos Move 2 não é exatamente uma coluna para andar connosco para todo o lado e ir para a praia. Mas a sua potência sónica e opções de streaming transformam-na numa atraente proposta para ser o centro de uma festa no jardim, ou simplesmente o nosso speaker para todas as ocasiões. Neste capítulo, fantástico, e principalmente para quem quer ouvir podcasts e vídeos, que foi a principal utilização que lhe dei.

Só é pena não ter de momento compatibilidade com o assistente Google, uma lacuna que os comandos por voz não anulam totalmente. A Sonos Move 2 é certamente uma coluna impecável. Contudo, ao seu preço não podemos deixar de esperar algumas funcionalidades extras.

REVER GERAL
Características
8.5
Áudio
8.5
Relação Preço-qualidade
7.5
Artigo anteriorO Samsung Galaxy Ring é uma revolução nos wearables de bem-estar
Próximo artigoLenovo ThinkPad e ThinkBook: ainda melhores com IA
review-sonos-move-2-muito-mais-que-uma-coluna-bluetoothDa qualidade de construção fenomenal, à potência do seu som perfeitamente adequado para ser o centro de uma festa ou a nossa companhia para os podcasts favoritos, a Sonos Move 2 é uma coluna Bluetooth com muito para oferecer. A omissão do Assistente Google e da possibilidade de gerir telefonemas significam ainda assim que para o seu preço, esta coluna poderia oferecer mais. Vamos ter a esperança que uma atualização futura resolva estes temas, permitindo à Move 2 ser verdadeiramente estelar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui