Tem sido um dado adquirido que o Samsung Galaxy Note 9 será lançado em Julho, uma data adiantada face ao que é a norma da Samsung. Uma alteração de última hora ao design, ordenada por Lee-Jae Yong, vice presidente, atrasará a produção em massa por duas semanas, empurrando o Note de novo para Agosto, em resposta à concorrência Chinesa.
Conforme têm noticiado diversos meios de comunicação, Yong terá visitado uma loja mobile em Shenzhen, capital tecnológica da China, onde se deparou com diversos concorrentes naquele que é um dos mais competitivos mercados do mundo, e um extremamente difícil para a poderosa Samsung, que tem falhado em aí conseguir vendas expressivas.
O responsável da Samsung terá ficado impressionado com o nível de qualidade dos equipamentos Chineses, ao ponto de mudar radicalmente a postura que tem sido a da Samsung nos últimos anos, ao decidir alterações com impacto na produção em massa já em cima da linha de chegada.
0.5mm, esse é o valor que impede o Note 9 de chegar a tempo. Yong terá solicitado que o vidro do ecrã do futuro flagship seja mais fino 0.5mm. É uma mudança estranha, mas tem de facto um grande impacto na produção em massa, pelo trabalho extra que requer no Gorilla Glass.
Quanto ao impacto que terá na funcionalidade do dispositivo, esta poderá ser ergonómica por um lado, mas também poderá acarretar uma melhor experiência de visualização, já que o vidro mais fino permitirá a passagem de mais luz como emitida pelo painel AMOLED.
Se o Note 9 lançar em em Agosto como é normal, continuará a ter alguma vantagem face à concorrência que é esperada em Setembro e Novembro com os novos Huawei, Xiaomi e Apple. Acima de tudo, a mudança de postura pode mostrar uma Samsung mais disposta a estudar o seu mercado e a reagir atempadamente, em vez de lançar produtos alheia à realidade da sua concorrência.