Não é um segredo: os smartphones de ecrã completo foram feitos para multimédia e gaming. Em nenhum momento alguma marca publicou um louvor às possibilidades profissionais dos ecrãs 18:9 para a produtividade. Onde ficam então os profissionais que requerem um tipo muito específico de smartphone? A TCL diz-nos que ficam no BlackBerry KEY2.
O BlackBerry KEY2 foi oficializado hoje e pode parecer que temos poucas surpresas. No entanto, aquilo que sempre me fascinou no KEYone foram os pormenores e o KEY2 volta a surpreender pelos detalhes. Vamos mergulhar neles.
Um teclado ao pormenor
O teclado é desde logo o ponto fundamental e a TCL redesenhou-o de uma forma subtil que pode parecer indistinta nos renders: as teclas são 20% mais altas e portanto o espaço entre cada fileira é mais profundo, permitindo uma maior distinção táctil das teclas.
Explicada está também a nova tecla misteriosa, a Speed Key. A evolução que a Speed Key oferece em termos de navegação pelo dispositivo é impressionante, pois permite aceder a 52 atalhos sem sairmos do ecrã em que estamos.
O KEYone obrigava à localização no ecrã principal para aceder a esses atalhos, o que agora deixa de ser necessário, acelerando-se todo o processo de acesso a informações importantes.
De resto, o teclado mantém a excelente funcionalidade de escrita por deslize.
As melhores câmaras em qualquer BlackBerry
Um destaque no KEY2 é a presença de duas câmaras principais. A TCL não se limitou a acrescentar uma câmara, mas melhorou todo o setup.
As câmaras incluem por exemplo o Superzoom, que recorre a múltiplos fotogramas para eliminar o ruído nas imagens e criar uma única imagem de melhor qualidade. Ambas as câmaras são de 12MP, mas a segunda permite esta funcionalidade Superzoom, e também o modo de retrato. À frente temos uma câmara selfie de 8MP.
Novidade é a presença da Google Lens integrada, para reconhecimento de locais ou objectos. O BlackBerry é dos primeiros smartphones no mercado a integrar a Google Lens de origem.
Hardware melhorado
Aqui encontramos o que já sabíamos: o BlackBerry KEY2 recebe uma grande melhoria com a inclusão do Snapdragon 660 e 6GB de RAM, além de 64 ou 128GB de armazenamento interno, valores realmente apreciáveis para multitasking.
O chip será potendialmepota melhor escolha do mercado para capitalizar a produtividade e auronomau, não a sacrificando à potência pura do Snapdragon 845, por exemplo.
O ecrã mantém-se com 4.5 polegadas e formato 3:2, com Gorilla Glass 2.5D para maior resistência aos riscos, e a resolução é FHD.
A bateria, como já tínhamos declarado, é de 3500mAh e conta com Quick Charge 3.0, mas eis que os detalhes voltam a estar em destaque: a Smart Battery Experience aprende com a utilização da bateria para criar conselhos de gestão da bateria e se certificar que temos autonomia suficiente para uma viagem ou reunião.
A segurança de sempre, melhor
O BlackBerry KEY2 entra directamente para o Android Enterprise Recommended da Google, o que o obriga a cumprir elevados padrões de segurança, incluindo actualizações de segurança mensais.
A suite de apps BlackBerry está presente, incluindo a DTEK, ou o Locker que foi repensado para ser mais prático e seguro e inclui mesmo o Mozilla Firefox Focus, um browser privado que não guarda dados de navegação.
O Android 8.1 estará a bordo com a skin limpa da BlackBerry.
Um estilo clássico
O BlackBerry KEY2 relembra toda a mística do KEYone original, e a BlackBerry não tentou alterar-lhe a essência. O KEY2 continua assim a primar por linhas institucionais de contrastes entre negros e prateados.
Mas a construção é agora mais resistente com alumínio Série 7 e a proteção traseira recebe um novo padrão em diamante com mais aderência.
Estes predicados fazem do BlackBerry KEY2 o BlackBerry mais avançado de sempre, mas fundamentalmente um smartphone que parece criado com as melhores ideias de capitalização das capacidades de produtividade de um smartphone e, nesse sentido, o que nos oferece é bastante único.
Aguardamos ainda a data de chegada deste smartphone a Portugal e um preço final, mas este deverá andar perto dos €649.
[…] BlackBerry KEY2 oficial: em busca da perfeição utilitária […]