O reconhecimento facial está na moda e a sua implementação já chegou mesmo aos smartphones mais baratos, mas a situação é diferente para o mais seguro e evoluído reconhecimento facial 3D que implica o mapeamento dos relevos da face. Aqui, fora o iPhone X, só alguns smartphones caros têm algo que podemos chamar mapeamento 3D. Ora a MediaTek quer mudar isso e aliou-se com as reconhecidas Himax e Megvi para lançar a primeira câmara estéreo com reconhecimento 3D do mercado.
Nenhuma das parceiras da MediaTek é iniciante. A Megvii desenvolveu o Face++, um amplo serviço de visão automática e OCR, enquanto a Himax já se aliou à Xiaomi para a solução de reconhecimento facial do Xiaomi Mi 8. Da parceria, saiu já um desenho de referência para uma câmara estereoscópica capaz de construir um modelo 3D da face, usando por um lado o projector laser da Himax, por outro os algoritmos de reconhecimento de imagem da Megvii e MediaTek.
A câmara ASC 3D (Active Stereo Camera) criará entre 7000 e 10000 pontos de mapeamento facial via laser de 940nm para maior exactidão. A câmara está equipada com diversas salvaguardas, incluindo certificação IEC 60825 que garante que será segura para os olhos e bloqueio do laser, caso seja detectado vidro partido em frente ao projector.
Segundo responsáveis da Himax, já diversas OEM solicitaram o desenho de referência para integração nos seus dispositivos já em 2019, sendo um enorme atractivo que a ASC 3D é mais barata que as soluções concorrentes, permitindo que o reconhecimento facial na sua forma mais segura, chegue a dispositivos de gama média e baixa a breve trecho, permitindo aos utilizadores recorrer à comodidade do reconhecimento facial, sem comprometerem seriamente a sua segurança.