Parece que nem a Huawei, nem a Samsung serão as primeiras marcas a anunciar um smartphone dobrável com ecrã flexível, já que a desconhecida Rouyu anunciou hoje o Rouyu FlexiPai, conseguindo a proeza de anunciar igualmente o primeiro smartphone com o Snapdragon 8150, um processador que ainda nem foi anunciado e que pode ter ou não este nome. Tudo somado, a Rouyu parece ter-se focado em ser simplesmente a primeira a fazer um anúncio deste género e a credibilidade não será particularmente elevada.
Seria extremamente difícil que a Qualcomm autorizasse qualquer marca a anunciar neste momento um equipamento com o Snapdragon 855, quando ainda temos um mês até ao seu anúncio oficial, pelo que eu consideraria este anúncio altamente duvidoso até prova em contrário. A Rouyu também indicou que o FlexiPai teria um ecrã de 7.8 polegadas de resolução por clarificar, 6 ou 8GB de RAM e até 512GB de armazenamento interno. Porquanto a bateria não tenha sido revelada, a Ro-Charge pode carregá-la 80% em apenas uma hora. Uma câmara de 20MP e outra de 16MP estão também disponíveis.
Com um preço de cerca de €1200 para o modelo base com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, nada disto é particularmente desinteressante, mas fora o material de marketing, o equipamento que estamos a ver na realidade não é prático, parece longe de estar terminado e não tem ainda refinamentos que pareçam úteis para o factor de forma dobrável. O FlexiPai parece mais um ecrã flexível, sim, anexado de forma ad hoc a um hardware que o faz parecer semelhante a um smartphone. Inclusivamente, notamos um dos maiores desafios dos ecrãs flexíveis, em que não sendo possível utilizar um vidro para proteger o ecrã, temos de usar uma resina e o ecrã parece francamente irregular.
No final de contas, ainda que a Huawei e a Samsung cheguem agora em segundo lugar, é quase certo que conseguirão pelo menos um produto acabado. O Rouyu FlexiPai, por outro lado, tem uma boa possibilidade de não dar em nada.
This is the "world's first foldable screen phone" released by Rouyu Technology, which will use the Snapdragon 8150 processor, but its design is very rough, just to seize the "first", this is a futures product. pic.twitter.com/M0v9o2z0Bw
— Ice universe (@UniverseIce) October 31, 2018