O BlackBerry Motion não é um terminal particularmente famoso, nem possui o grau de aposta na produtividade dos mais identificáveis terminais da família BlackBerry Key, mas possui ao mesmo tempo um conjunto de características tão interessantes que posso afirmar com toda a certeza que o mercado precisa de um sucessor. Afinal, não há nenhum smartphone como o BlackBerry Motion.

Não há simplesmente um smartphone igual

O BlackBerry Motion é um dispositivo de gama média, no segmento abaixo dos €400, onde os smartphones são cada vez melhores, mas ainda fazem algumas concessões. Uma das maiores é no nível de protecção.

Ora o Motion chega com protecção IP67 para prevenção de entrada de água e poeira, conjugando este dado com a construção em alumínio e plástico para criar um smartphone claramente resistente e à prova de uma boa quantidade dos acidentes que nos deixam apeados. Não são características comuns nesta faixa de preço.

O seu design é absolutamente distinto, com um look inconfundível na era da imitação, e o seu software traz para o mercado as mesmas ferramentas de produtividade e segurança da BlackBerry que uso nos meus Key. Portanto, o BlackBerry Motion é praticamente a única oferta do mercado com esta combinação.

Passatempo BlackBerry KEYone Black Edition

Nem toda a gente quer teclado físico a toda a hora

Se me leram ao longo do último ano e tal, sabem que sou um acérrimo defensor dos teclados físicos dos BlackBerry Key, particularmente os da família Key2. Este teclado conjuga excelente feedback táctil com possivelmente os melhores algoritmos de previsão de palavras e gestos do mercado.

No entanto, sou o primeiro a admitir que utilizo um segundo smartphone para jogos e multimédia, utilizações que são beneficiadas por um ecrã tradicional. Muitos querem um BlackBerry que ofereça este tipo de abordagem e simplesmente não o encontram no mercado.

Portanto, para quem quer as ferramentas da BlackBerry e a segurança que a marca oferece, um sucessor para o Motion seria a solução ideal.

A diversidade é sempre boa

A TCL tem-se concentrado nos smartphones com teclado, mas para mais adequadamente disseminar a marca BlackBerry tem que ponderar numa diversificação do seu portefólio para chegar a um público menos necessitado dos teclados físicos.

Os DTEK eram excelentes smartphones, mas careciam da capacidade de diferenciação do Motion, e surgiram no mercado numa altura em que a TCL ainda estava a testar as águas. A marca amadureceu e conseguiria agora um produto mais atraente e distinto. A criação de um portefólio misto de terminais com e sem teclas é fundamental para a TCL chegar a mais utilizadores, mais negócios, mais oportunidades.

O BlackBerry Motion Ideal

Portanto, tendo em conta o respeito que sinto pelo BlackBerry Motion, um sucessor parece-me obrigatório. Isso já percebemos, mas então que sucessor seria?

Começarei pelo processador, sendo que a concorrência do hipotético Motion apostará no Snapdragon 675, também a TCL deverá optar por este processador, com o 670 a ser igualmente uma alternativa viável. 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno serão o mínimo aceitável no segmento abaixo dos €400.

O ecrã terá de ser obrigatoriamente 18:9 no mínimo e, tendo em conta as tendências de mercado, um notch em gota de água será expectável. Tendo em conta a vocação empresarial, a BlackBerry faria bem em incluir altifalantes estéreo para videoconferência.

Não preciso de um leitor biométrico no ecrã. Trata-se de um gimmick que não acrescenta segurança ou funcionalidades, pelo que a opção certa será um leitor tradicional algures. Mas conto com uma câmara fotográfica avançada que combata a fama da BlackBerry de câmaras fotográficas medianas, e faço questão de que seja mantida a robustez e a certificação IP.

Finalmente, a autonomia é um factor chave nos BlackBerry e o futuro Motion fará bem em mobilizar uma câmara de 4000mAh. Ou seja, procuro talvez algo equivalente ao Evolve X!

E vocês, querem um sucessor para o BlackBerry Motion?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui