Um pouco por conveniência, e um tanto pela moda lançada pelo iPhone X, o notch levará o prémio de uma das mais efémeras modas do mundo mobile, entrando a toda a força em 2018, e praticamente se extinguindo em 2019. No seu lugar ficaram os ecrãs perfurados, mas também esta solução está fadada a ser uma opção temporária na rápida evolução das modas mobile. Todos sabemos que o futuro são as câmaras realmente atrás do ecrã e a Xiaomi mostrou hoje esse futuro.

Num post no Twitter, a Xiaomi revelou o seu próprio smartphone com uma câmara sob o ecrã, nesta fase ainda um protótipo com tecnologia cuja chegada certa ainda não foi revelada. A área sobre a câmara fica em primeiro lugar transparente, permitindo a captura de imagens, ficando opaca novamente em utilização quotidiana, e como é óbvio a tecnologia do ecrã será AMOLED. A zona sobre a câmara também terá baixa reflexividade, caso contrário a luz incidente sobre o ecrã iria estragar a fotografia com névoa causada pela disseminação desta luz pela superfície de vidro.

Abaixo podemos consultar uma infografia desta tecnologia que nos mostra as suas principais características. Certo é que sem partes móveis, nem recorte visíveis no ecrã, podemos estar finalmente perto do dia em que os smartphones não nos obrigam a aguentar uma perturbação qualquer num ecrã de outro modo perfeito. Reparemos, ainda assim, como a câmara ficará tenuemente visível sob a matriz OLED.

A ausência de peças extras, como no caso das câmaras pop-up, apresenta as suas próprias vantagens no que diz respeito a durabilidade e isolamento dos componentes internos.

Também a Oppo mostrou o seu próprio smartphone com câmara sob o ecrã, mas foi cuidadosa, apontando para as dificuldades em conjugar uma câmara deste género com o ecrã, sem perturbar a qualidade fotográfica.

https://twitter.com/oppo/status/1135393369113280512

Portanto, embora seja certo que esta será a próxima corrida a perseguir por parte das empresas que se querem conotar com a inovação, possivelmente não veremos uma solução semelhante até ao início do próximo ano, ou no final deste o mais tardar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui