Além dos novos budget da Alcatel, a TCL Communication fez hoje um grande anúncio na IFA de Berlim: o TCL Plex é o primeiro smartphone da marca a nível global e traz não só três câmaras principais, como um ecrã que mobiliza toda a perícia da TCL, incluindo um processador para conversão em tempo real de conteúdos SDR para HDR, e muitas mais novidades.
TCL Plex é ecrã de excelência
A TCL é dos maiores fabricantes mundiais de televisores, dominando os mercados Chinês e Norte Americano, e é óbvio que se quiser, pode colocar toda a sua perícia num smartphone. Foi o que fez com o TCL Plex.
O Plex é o seu primeiro smartphone lançado a nível global e chega com a filosofia “Display Greatness”. Vem carregado de tecnologias proprietárias, como a TCL NXTVISION para optimização da câmara e do ecrã, e pretende ter o melhor ecrã da sua classe. O processador dedicado exclusivamente ao ecrã converte em tempo real SDR para HDR, uma característica ao alcance apenas de alguns smartphones bem mais caros, enquanto as cores prometem ser mais vívidas, nítidas e com melhores contrastes.
O ecrã inclui ainda as funcionalidades Adaptive Tone, Reading Mode eEye Comfort Mode. O Adaptive Tone adapta automaticamente a luminosidade do ecrã e ajusta a temperatura da cor para que possa ter a melhor experiência de visualização em quaisquer condições. O Reading Mode oferece uma experiência de leitura semelhante à do papel e permite ao utilizador selecionar uma lista de apps usadas frequentemente onde este modo pode ser aplicado logo no arranque da app. O Eye Comfort Mode reduz o esforço ocular ao retirar 66% da luz azul nociva emitida pelo ecrã.
O ecrã propriamente dito possui 6.53 polegadas, com resolução FHD+ e apresenta o “Dotch”, uma perfuração no ecrã, que aloja uma câmara de 24MP.
O hardware é o melhor da família TCL
No comunicado de imprensa, a TCL não faz muito alarido do hardware interno, mas não há razão para isso. Para o preço de venda indicado (€349.99), o hardware é aliciante, contando com um Snapdragon 675 com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento expansível via microSD. E não são quaisquer memórias, mas UFS2.1, o que facilitará em muito a performance do dispositivo.
Uma bateria de 3820mAh é francamente generosa, e inclui carregamento rápido de 18W, carregando 50% em 32 minutos.
Ao contrário de muitos concorrentes, a TCL não renegou o jack de áudio e o Plex inclui também uma tecla dedicada programável para aceder a diferentes ações.
O áudio tampouco foi negligenciado. Embora tenha apenas um altifalante, este chega com um amplificador NXP9890, Bluetooth 5.0 e LDAC.
Fotografar como um profissional?
Esta é a proposta da TCL, mas tudo dependerá obviamente do utilizador. De parte da TCL, as ferramentas a bordo são certamente suficientes para os utilizadores poderem tirar o melhor partido dos seus talentos.
A principal câmara é uma unidade de 48MP fabricada pela Sony, coadjuvada por uma câmara de 16MP ultragrande angular, e uma câmara especializada em vídeo de baixa luminosidade, com big pixel de 2.9 micrómetros.
O TCL Plex poderá filmar 4K e inclui HD super slow motion a 960fps, mesmo em condições de baixa luminosidade e o smart video rastreia objetos em movimento com zoom automático e estabilização de imagem. Entretanto a TCL gaba o seu algoritmo de baixa luminosidade e inclui um modo Super Night Mode, que não podemos esperar para ver do que é capaz.
Software especializado para multimédia
O TCL Plex promete uma experiência de utilização de grande qualidade, incluindo a TCL UI sobre Android Pie, e a T-Cast, uma aplicação que permite controlar as smart TV da TCL via comando tátil ou por comandos de voz, mas também o Content Casting para enviar conteúdos para a televisão e conectar 4 colunas Bluetooth em simultâneo.
E o design também impressiona
O TCL Plex é perfeitamente contemporâneo, com uma agradável moldura de alumínio e um painel traseiro em vidro com Obsidian Black com filme holográfico em substrato no painel e filme OPVD. A versão Opal White inclui textura micro S com filme OPVD em gradiente.
As câmaras estão localizadas no topo, lado a lado, enquanto a câmara frontal se encontra num dotch no canto superior esquerdo. O modo como a TCL colocou as três câmaras dispostas ao longo do topo, de forma independente, e ladeadas de dois flash, é mesmo imponente. A TCL destaca os padrões de cores do painel traseiro, mas à frente, e salvo por um lábio inferior bem visível, os rebordos parecem-nos muito bem controlados.
Um aviso à Xiaomi e Huawei?
A melhor notícia deste texto é que o TCL Plex estará disponível em Portugal no último trimestre, com um preço de €349.99.
O terminal é dos melhores da TCL em anos e vai enfrentar a gama média da Huawei e da Xiaomi ou Nokia, marcas que já têm os pés bem firmes neste segmento sub-400. O TCL Plex apresenta hardware muito competitivo e, em sua defesa, nenhum dos seus concorrentes directos se foca tanto no ecossistema com a televisão ou com o multimédia.
Existem razões de sobra para as marcas consagradas manterem os olhos na TCL e ainda mais razões para os utilizadores ficarem satisfeitos com a chegada deste player internacional.
[…] TCL Plex: primeiro smartphone TCL a nível global quer desafiar Xiaomi e Huawei com perícia da TCL … […]