Foi em Junho de 2019 que ouvimos falar pela primeira vez da parceria entre Samsung e AMD para a produção de gráficas mobile com arquitectura Radeon RDNA. O projecto não tem sido muito publicitado, mas parece que temos em mãos os primeiros resultados desta parceria e, a confirmarem-se, são excelentes notícias para a concorrência no mundo dos smartphones.
Segundo informações que chegam da Coreia, a Radeon da Samsung AMD foi comparada à potente Adreno 650 disponível no Snapdragon 865 e obteve pontuações incontestavelmente superiores. Estes valores são ainda muito “laboratoriais” para perceber se esta nova tecnologia gráfica mobile poderá finalmente abalar o quase monopólio da Qualcomm.
A GPU da AMD/Samsung não só domina a Adreno 650 de forma muito clara, mas no caso dos testes Aztec mais do que duplica a pontuação da sua rival:
AMD/Samsung Radeon:
- Manhattan 3.1: 181fps
- Aztec Normal: 138fps
- Aztec High: 58fps
Adreno 650:
- Manhattan 3.1: 123fps
- Aztec Normal: 53fps
- Aztec High: 20fps
Então, porque não estamos a ver já esta gráfica nos smart+hones da Samsung? Sabemos bem que os processadores Exynos da Samsung não têm estado nas preferências dos utilizadores, mas esta parceria com a AMD ainda demorará algum tempo a chegar ao mercado, quiçá em 2021.
A gráfica estará ainda na sua infância, e parece que existem preocupações com o seu consumo energético e aquecimento, questões que terão de ser resolvidas antes da chegada ao mercado. Num smartphone, o consumo energético não pode ser excessivo, claro, e talvez só com o lançamento dos Galaxy S21 tenhamos novidades.