A Qualcomm Quick Charge representa um padrão conveniente para todos os fabricantes de smartphones e outros equipamentos, mas tem andado maioritariamente atrás do que conseguem fazer as mais ambiciosas propostas de algumas marcas Chinesas. A nova Quick Charge 5 muda isso, ao permitir um carregamento estonteante: 50% em 5 minutos.
Esse é o valor para uma bateria de 4500mAh, que será carregada num total de 15 minutos, graças à capacidade para carregamento de 100 watts, com voltagens entre 2.2 e 20 Volts e 3.3 ou 5+ Amperes de corrente. Isto com ganhos muito importantes de aquecimento 10ºC inferior à QC4, portanto 40ºC, e uma eficiência maior em 70%, o que terá certamente um impacto na durabilidade da bateria.
A Qualcomm é clara: a Quick Charge 5 representa 10x a capacidade da primeira Quick Charge, lançada em 2013. É também compatível com equipamentos com QC2 e posteriores, enquanto o controlador do smartphone será capaz de gerir a carga do carregador, para manter o máximo de eficiência e uma temperatura mínima.
São efetivamente dois os controladores apresentados, o SMB1396 para utilização em baterias de uma célula e limitadas, por isso a 45W, enquanto o MSB1398 foi pensado para baterias de duas células, atingindo aí sim os 100W.