Em plena pandemia, com as entidades empresariais e sanitárias a tomarem uma consciência acrescida da necessidade de manter os seus dispositivos tecnológicos livres de agentes infeciosos, o Bullitt Group anunciou a disponibilidade dos Cat S42 H+ e Cat B40, os primeiros dispositivos móveis com proteção antimicrobiana integrada.
O Cat S42 H+ é uma iteração do smartphone Cat S42 anunciado em Novembro, e traz consigo uma proteção acrescida, que junta à resistência de nível militar a resistência microscópica contra bactérias. Os seus componentes exteriores recebem logo na fábrica o revestimento Biomaster de iões de prata que impede as células bacterianas de se multiplicarem em 80% em 15 minutos, 99.9% em 24 horas.
Esta proteção segue a norma ISO 22196 e acrescenta-se à já apreciada possibilidade do S42 para ser lavado com detergentes e submerso, graças ao corpo com proteções IP68 e IP69. A sua utilidade é, por isso, enorme, para profissionais das áreas científicas e da saúde, em acréscimo aos que trabalham com agentes químicos.
Do ponto de vista técnico, o S42 H+ oferece um processador Mediatek Helio A20 quad-core com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento expansível, uma câmara de 13MP atrás e uma de 5MP no ecrã de 5.5″ com Corning Gorilla Glass. A bateria oferece 4200mAh para uma autonomia muito ampla.
Ora, ao Cat S42 H+ junta-se o telemóvel Cat B40, pensado para quem tem necessidades de comunicações mais básicas, mas que não podem abdicar da proteção extraordinária dos Cat, oferecendo certificações IP68 e IP69, às quais acresce agora a proteção antimicrobiana Biomaster.
Os telemóveis são reconhecidos pela OMS como um potencial portador de bactérias e de vírus, onde todas as interações podem transferi-los para o seu rosto ou pele. Mais de 17.000 bactérias foram encontradas em telemóveis, de acordo com um estudo publicado na revista médica académica Germs em 2017. Estudos demostraram que um telemóvel no bolso é, por exemplo, 10 vezes mais sujo que o assento de uma sanita.
“Uma das razões pelas quais os telefones estão tão sujos deve-se ao calor que eles produzem. Ambientes quentes, nomeadamente, propiciam o desenvolvimento de bactérias. Todos nós levamos os telemóveis para todo o lado connosco, para todos os lugares, seja onde vivemos, ou onde trabalhamos, expondo-os constantemente a novos contaminantes. Estamos orgulhosos de introduzir estes dispositivos antibacterianos, esperamos que ajudem a reduzir estes riscos e que incentivem a repensar completamente a forma como os telefones pessoais e partilhados são utilizados”, disse Peter Cunningham, VP Product Portfolio do Grupo Bullitt.
O Cat B40 oferece um ecrã QVGA de 2.4″, um processador Unisoc T117 e uma bateria de 1800mAh com 11 horas de conversação e 30 dias de espera. Conta com uma moderna porta USB-C e conectividade avançada Bluetooth 5.0.
O Cat S42 H+ estará à venda sob o valor de 299,99€ e o Cat B40 por 84,99€, ambos através do site oficial da marca www.catphones.com/pt ou mesmo mediante vários retalhistas. Disponível para comprar a partir do final de abril.