Não são os tempos dourados da outrora dominante Nikon, mas na nova mirrorless APS Nikon Z fc, a Nikon tem uma câmara fotográfica que é uma delícia de design e funcionalidade. Repleta de dials físicos e controladores manuais, a Nikon Z fc é uma câmara que nos leva até à experiência fotográfica dos anos 70 para os fotógrafos que querem sentir a fotografia a fazer-se na dança das suas pontas dos dedos.
A Nikon Z fc é, por isso, um luxo de controladores físicos para controlarmos parâmetros como a exposição, modo de disparo, compensação de exposição e outros dados. Inclui mesmo um pequeno painel LCD para nos mostrar, ao nível do olho, a abertura da lente.
Se a versão prateada com o típico acabamento negro em pele de imitação é o clássico, a Nikon estará também disponível em cores como o branco, rosa, verde, cinzento, amarelo e um tom mostarda, uma palete de cores perfeitamente consistentes com a sua vocação retro.
Por dentro, a Z fc é em boa medida uma Nikon Z50, partilhando com essa câmara a baioneta Z e o sensor APS-C de 21MP. É capaz de 11fps com autofoco ou 9fps em formato RAW e não deixa por mãos alheias a capacidade de vídeo, com vídeo 4K a toda a largura do sensor e foco automático nos olhos.
Novidades são um novo ecrã articulado de 3″ com resolução 1.04MP e funcionalidade tátil, que permitirá uma maior agilidade na captura de imagens, mas acima de tudo de vídeo. Em alternativa, os puristas quererão utilizar a ocular eletrónica de 2.36M. É igualmente importante destacar uma nova porta USB-C para carregamento, mas também para alimentação de corrente para podermos utilizar a câmara continuamente.
A par com a Nikon Z fc, a Nikon lançou a nova objetiva Nikkor Z 28mm F2.8 (SE) que tem um acabamento igualmente retro para condizer com a câmara. Esta será, no entanto, compatível com todas as objetivas Z atualmente no mercado.
Apenas com o corpo, a Nikon Z fc estará disponível a partir de Julho por $960, com preços ainda a confirmar para a Europa.