De um enorme gigante mundial, a Sony foi perdendo algumas camadas da sua ponderosa estrutura até se tornar um “pequeno” fabricante de smartphones, mas parece ser nesta pele que a marca se sente melhor e mais arrojada, abandonando o seu antigo conservadorismo para criar produtos mais interessantes. É o caso do novo Sony Xperia Pro-I, um smartphone de design único e uma câmara igualmente única, com abertura variável, sobre um enorme sensor de 1 polegada.

Quanto maior o sensor, melhor a qualidade de imagem que poderemos tecnicamente extrair dele, e a grande desvantagem dos smartphones face às câmaras fotográficas clássicas é o tamanho usualmente minúsculo dos seus sensores fotográficos. Com o primeiro sensor de 1 polegada disponível fora do Japão, o Xperia Pro-I tem argumentos muito próprios que nenhum concorrente pode colocar em cima da mesa. O sensor é o mesmo da muito bem amada Sony RX100V II, e tira fotografias de 12MP com pixéis de 2.4 micrómetros.

A câmara tem um truque adicional: uma abertura variável entre f/2.0 quando queremos captar o máximo de luz e obter uma pequena profundidade de campo, ou f/4.0 quando queremos a melhor nitidez possível. A Samsung já utilizou esta funcionalidade no Galaxy S9. Por então, a câmara utilizava um sensor muito mais pequeno e, portanto, o seu potencial real estava talvez longe de ser atingido.

Tal como em outros equipamentos recentes, a Sony continua apostada nas câmaras de 12MP, incluindo ainda uma ultragrande angular e uma câmara de 50mm com esta resolução, aproximadamente 2X zoom óptico. Há ainda uma câmara ToF e o Xperia Pro-I tem todas as melhores tecnologias fotográfica da Sony, incluindo 315 pontos de foco por detecção de fases, foco nos olhos em tempo real e lentes ZEISS.

Para apelar ainda mais aos fotógrafos aficionados, a Sony equipou o Xperia Pro-I com dois mecanismos muito interessantes. Por um lado, um obturador de dois estádios e um atalho físico para a app Videography Pro, com que é possível criar vídeo profissional com amplo controlo sobre os principais parâmetros de captura. O Sony Vlog Monitor mostra quão comprometida a Sony está com os produtores de vídeos: este monitor HD de 3.5 polegadas encaixa no Xperia Pro-I e permite-nos capturar-nos com a câmara principal.

Mas, nem só de fotografia se faz um smartphone, e a Sony tem aqui um telemóvel bastante interessante globalmente. O design é, desde logo, interessante, a câmara ampla assim o obriga, e o look é certamente profissional e identificável. No interior, a Sony colocou o Snapdragon 888 com 12GB de RAM e 512GB de armazenamento expansível via cartão SD, muito interessante se considerarmos que iremos certamente abusar da capacidade de captura de vídeo 4K do Xperia.

Não menos impressionante que a câmara principal é o ecrã. O Xperia Pro-I é munido de um OLED de 6.5 polegadas com resolução 4K e uma taxa de atualização de 120Hz, tipicamente reservada para ecrãs de resolução menos ambiciosa. Estão a imaginar a capacidade necessária para varrer aqueles pixéis todos a 120Hz? Bom, ainda bem que temos uma bateria de 4500mAh com carregamento de 30W.

O Sony Xperia Pro-I é muito mais do que um telemóvel para utilização comum. As suas avançadas capacidades de captura de vídeo apontam-no muito mais claramente para aqueles produtores de conteúdos para quem o smartphone é uma ferramenta fundamental. Por isso não é surpreendente que o preço seja algo elevado: são €1799 aos quais é preciso adicionar ainda mais €199 para o monitor, mas estes são valores que muitos no seu público-alvo não terão problemas em obter e que considerarão um bom investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui