Parece que foi ontem que analisei o HP Omen 16, e a HP já está a apresentar uma nova geração que chega com muitas novidades. Se não perceberam da minha análise, o Omen 16 é um excelente portátil de gaming que se presta a uma utilização polivalente e se revela muito equilibrado. É, de certo modo, uma receita vencedora e, por isso, a tarefa da HP era relativamente fácil para uma nova geração: manter a receita e sem mudar muito, melhorar tudo. Especialmente na refrigeração.
É tudo uma questão de temperatura
O mesmo processador terá desempenhos completamente diferentes em portáteis diferentes, dependendo da TDP que a marca decide instalar, mas também da capacidade de arrefecimento instalada. Esta é a verdade que nos passa muitas vezes ao lado, mas é o pilar central para o enorme aumento de performance que a HP está a reclamar entre as duas versões do Omen 16. Há, claro, novos processadores, mas relaxem: já aí vamos.
O facto mais notável no novo Omen 16 é um novo desenho de refrigeração que acrescenta duas ventoinhas mais eficientes, um 5º tubo de calor e uma quarta saída de ventilação, para aumentar seriamente a circulação de ar e o controlo da temperatura.
Face ao Omen 16 (2021), o novo Omen baixa a temperatura 3.2ºC, apesar dos processadores mais potentes, baixando as temperaturas em torno de todos os equipamentos, incluindo o SSD. O resultado líquido é um boost de 36% no desempenho global, mas num chassis mais fresco e bem mais silencioso.
Um presságio ainda mais impressionante
Entram em cena os mais recentes processadores Intel Core de 12ª geração e não estamos para brincadeiras: podemos mesmo escolher um significativo Intel Core i9-12900H acompanhado de uma RTX 3070Ti para um máximo de 150W. Está também disponível opção entre RTX 3050, 3050Ti e 3060.
Do lado da AMD, podemos deliciar-nos com AMD Ryzen 6000, até um impressionante Ryzen 9 6900HX com uma Radeon RX 6650M. Efetivamente é a primeira vez que esta gráfica encontra o seu caminho até um portátil.
Até 32GB de RAM DDR5-4800MHz, é o que podemos encontrar nos dois modelos, mas enquanto o Omen 16 Intel pode ir até 2TB de armazenamento PCIe Gen4, o AMD tem que se fazer à vida com 1TB. Entretanto, ambos os modelos contam com baterias de 70Wh.
Numa equipa vencedora…
Basta olharmos para a refrigeração e para os novos processadores para percebermos que as atualizações são de monta, mas na essência o Omen 16 era um equipamento sólido e não justificava um amplo redesenho.
É por isso que mantemos a bordo o mesmo painel 16:9 QHD de 165Hz de taxa de atualização, com opção por ecrãs FHD de 144Hz e de 60Hz. Não era preciso mudar muita coisa para trazer o Omen 16 para o novo ano, e a HP foi inteligente nas opções que fez, mantendo o núcleo de capacidades intacto, mas otimizando-as com muita clareza. Bom, e não esqueçamos a WiFi-6E a bordo, ou o áudio B&O para criar uma maior imersão em toda a experiência de gaming.
O portátil de Gaming OMEN 16 deverá estar disponível este Verão com um preço recomendado de €1399.99.
Cara, sou super fã dos produtos da HP, como preciso trocar meu Not, já vou analisar esse modelo. obrigado pelo ótimo artigo.