Num evento com toda a pompa, a Xiaomi anunciou hoje a família Xiaomi 12S, que tem como seu expoente máximo o Xiaomi 12S Ultra, com o seu sensor Sony IMX989 que bate todos os recordes de fotografia mobile. A família serve como pedra basilar sobre a qual se edificará, a partir de agora, a parceria estratégica entre a Xiaomi e a Leica. É uma parceria que terá os seus frutos a longo prazo, inclusivamente para os utilizadores Europeus. Disso temos certeza, mas ainda não será para já, porque até ver a Xiaomi não planeia lançar os Xiaomi 12S no Velho Continente. Passemos, ainda assim, os olhos por eles.
Co-criado com a Leica
Há diversas novidades nos novos Xiaomi 12S, mas a que mais nos capta a atenção é mesmo a parceria estratégica com a Leica, que colocou o dedo mágico nas câmaras dos novos smartphones. É certo que falamos do mesmo sensor Sony IMX707 que encontramos nos Xiaomi 12 e 12 Pro, mas a Leica introduziu novidades quanto à qualidade das imagens que podem produzir
Focados na qualidade fotográfica, os Xiaomi 12S incluem dois novos modos de interpretação de imagem: o modo “autêntico” da Leica, para imagens mais naturais, e o modo vibrante, que mistura a visão fotográfica da Leica com a da Xiaomi. Para os puristas, há a possibilidade de gravação de imagens em RAW de 10 bits calibrado pela Adobe.
Xiaomi 12S Pro com sabor Qualcomm ou MediaTek
Para lá da intervenção da Leica, o Xiaomi 12S Pro segue de muito perto o hardware do 12 Pro, mantendo as três câmaras de 50MP, uma com distância focal de 24mm, uma zoom com distância focal (equivalente) de 48mm e, finalmente, uma câmara ultragrande angular com ângulo de visão de 115º e distância focal equivalente de 14mm.
O ecrã é uma impressionante unidade E5 LTPO AMOLED com resolução FHD e 6.73″ de diagnonal. O ecrã é capaz de taxa de atualização dinâmica entre 1 e 120Hz, acompanhado de altifalantes estéreo.
Para a autonomia, contamos com uma bateria de 4500mAh com um prodigioso carregamento de 120W com fios, que carrega a totalidade da bateria em menos de 20 minutos, havendo igualmente carregamento sem fios de 50W.
Grande novidade em relação ao hardware do 12 Pro normal, é a chegada do Snapdragon 8+ Gen 1 que incrementa a sua capacidade de desempenho em uns 30%.
Para quem gosta de experimentar outro sabor, há também uma versão com o potente MediaTek Dimensity 9000+. Esta versão tem outras diferenças além do processador, já que duas das câmaras de 50MP são substituídas por câmaras de 13MP e 5MP, e a bateria passa a ter carregamento de 67W, embora passe para uma capacidade de 5160mAh. São decisões curiosas, e teremos que ver o que vale o Dimensity 9000+ para justificar esta aposta.
Xiaomi 12S: o equilíbrio. Melhorado.
O Xiaomi 12S segue, tal como o seu irmão maior, as linhas gerais do Xiaomi 12 original. As câmaras são as mesmas que no Xiaomi 12S Pro versão MediaTek, ou seja 50MP+13MP+5MP, mas o ecrã é algo mais pequeno, com 6.28″ FHD e, como não é um painel LTPO, não há uma taxa de atualização verdadeiramente dinâmica, mas pelo menos a taxa máxima de 120Hz criará uma experiência de navegação muito suave.
Uma bateria de 4500mAh está a bordo, com carregamento com fios de 67W e sem fios de 50W. É uma boa base para manter a funcionar durante longas horas o novo Snapdragon 8+ Gen 1, com o seu desempenho adicional.
Tal como o Xiaomi 12S Ultra, nem o 12S, nem o 12S Pro deverão chegar às praias Europeias. É uma pena, porque seria extremamente interessante ver o que a Leica fez por eles, mas as semelhanças com as versões atuais do Xiaomi 12 são suficientes para estes se manterem ada hoje atuais e dispositivos muito interessantes.