A Motorola está numa azáfama de lançamentos e, por isso mesmo, há um novo Moto na cidade, na forma da terceira geração do Motorola Edge. Se o primeiro Edge se caracterizava pelo maravilhoso ecrã curvo praticamente sem rebordos, o Edge (2022) tem o look de um smartphone mais contido, parecendo que o nome “Edge” não tem exatamente um fio condutor estético. Mas, pelo menos é o primeiro a colocar no mercado o MediaTek Dimensity 1050 e reúne algumas características muito interessantes.
Portanto, este chip coloca o smartphone bem no meio da gama média. Trata-se de um octa-core anunciado em Maio, fabricado numa litografia de 6nm, com 2 Cortex A78 e 6 A55, pelo que não devemos ter uma ambição premium para o seu desempenho. No entanto, no papel, é um competente processador 5G capaz de rivalizar com qualquer Snapdragon 7. Tem também a vantagem de permitir conectividade avançada Bluetooth 5.2 e WiFi 6E.
É acompanhado de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, tendo ao seu dispor uma bateria de 5000mAh com carregamento de 30W e carregamento wireless de 15W com carregamento inverso de 5W. Estes dois últimos pontos podem ser um excelente argumento a seu favor, já que existe um grande mercado à espera de smartphones com carregamento wireless na casa dos €500, valor ao qual esperamos que o Motorola não fuja muito.
No restante, o Motorola Edge (2022) oferece um competente ecrã OLED para gaming e multimédia, já que oferece cor de 10 bits, HDR10+ e taxa de atualização de 144Hz. Tem ainda 6.6″ de diagonal e resolução FHD+, vindo acompanhado de altifalantes estéreo.
As câmaras incluem um sensor principal de 50MP com OIS, um sensor de 13MP ultragrande angular com capacidade macro, e ainda um sensor de profundidade, enquanto a câmara frontal é de 32MP. Portanto, outro ponto onde o Edge (2022) parece muito bem conseguido.
O anúncio do Motorola Edge (2022) foi relativamente discreto, não há ainda uma data clara de disponibilidade ou preço.