Ainda antes do refresh propriamente dito, a Lenovo já levantou o véu do que serão as novidades para 2023 nos seus equipamentos ThinkPad. Há dois vetores principais: por um lado novos processadores, por outro, a chegada de materiais recicláveis em diversos modelos ThinkPad, uma estreia.
Neste âmbito, pelo menos os ThinkPad X1 Carbon Gen 11, ThinkPad X1 Yoga Gen 8 e 13-inch ThinkPad Nano Gen 3 utilizarão até 97% de plástico pós-consumo nos compartimentos da bateria, dos altifalantes e transformadores, em proporções que vão até 97% e 95% respetivamente. No caso do Yoga Carbon X1, cuja construção pontua pela utilização de magnésio, a construção do suporte do teclado terá 90% de magnésio reciclado e a base de alumínio utilizará 55% deste metal na sua forma reciclada, enquanto o ThinkPad X1 Nano utilizará até 90% de magnésio reciclado.
Quanto aos detalhes das novas configurações com Intel Core de nova geração, ainda teremos de aguardar mais um pouco, até porque a Intel ainda não anunciou os seus futuros Raptor Lake. A aposta ecológica da Lenovo torna-se ainda mais clara com a entrada de materiais reciclados nos seus ThinkPad de topo, tornando-os ainda mais sustentáveis a par com a utilização de embalagens igualmente sustentáveis.
Podemos esperar os novos ThinkPad lá para Abril, altura em que os dados serão certamente mais concretos.