Depois de terem sido anunciados no início do ano, em plena pandemia, os Dyson Zone pareciam ao mesmo tempo futuristas e perfeitamente enquadrados no momento em que vivíamos. E, tal como o produto de ficção-científica que pareciam ser, os Dyson Zone eram tão esotéricos quanto misteriosos, sem sabermos por então exatamente o que ofereciam. Agora, quase um ano depois e com o lançamento marcado para 2023, os Dyson Zone saem do plano transcendente e descem à terra com um setup impressionante de especificações.

Uma pequena introdução: não há absolutamente nada neste mundo como os Dyson Zone. Metade auscultadores, metade máscara de respiração, combinam-se aqui dois mundos usualmente separados e incompatíveis, onde a ambição e a engenharia da Dyson criam algo que pode inicialmente estranhar-se, mas que – pelo menos no papel – tem muitos argumentos.

A poluição a toda a volta

O primeiro âmbito dos Zone é algo onde a Dyson é mestre e senhora: a filtragem do ar e partículas de forma a respirarmos um ar mais saudável, mesmo num ambiente urbano sujeito a todo o tipo de partículas nocivas.

Mesmo antes de chegarmos aos tempos pandémicos, os níveis de poluição nas cidades já em muitos casos excediam os limites máximos considerados toleráveis, com resultados negativos na nossa saúde. Em algumas grandes metrópoles, a utilização de máscara já era quase um hábito, mas os Dyson Zone levam a abordagem para outro nível com filtros eletrostáticos que captam 99% da poluição por partículas tão pequenas como 0,1 microns, enquanto os filtros de carbono, enriquecidos com potássio, focam-se nos gases ácidos mais associados à poluição da cidade, incluindo NO2 e SO2.   

É uma solução de filtragem de ar que reúne os 30 anos de experiência da Dyson neste campo, oferecendo às nossas vias respiratórias um ar muito mais saudável.

E o áudio também

Uma máscara é frequentemente incompatível com um sistema de áudio, ou pelo menos incómoda, e quando chegamos às poucas soluções tecnologicamente tão avançadas quanto o que a Dyson propõe, mais difícil é combiná-las com uma solução de áudio de qualidade.

A Dyson decidiu por isso que os dois mundos tinham de ser unificados e a sua máscara prende-se no nosso rosto graças aos auscultadores volumosos que são o elemento principal deste par. Aqui, a Dyson pode não ter grande nome. O áudio de luxo fica usualmente para nomes como B&O, Harman-Kardon. Mas o que a Dyson tem é um departamento de engenharia invejável e sempre pronto para dar o seu melhor.

E para oferecer o melhor áudio, há diversos fatores. Os Dyson Zone na sua forma de auscultadores incluem não só componentes de ponta para debitar áudio sem distorções, mas também microfones para cancelamento de ruído a toda a latitude. Ao todo, são 11 microfones de cancelamento de ruído, capazes de cancelar até 38dB de ruído com uma estonteante taxa de monitorização do barulho circundante de 384,000 vezes por segundo. A par com este mecanismo, um processamento inteligente do sinal 48,000 vezes por segundo combina-se com o cancelamento do ruído para neutralizar a distorção harmónica para níveis inaudíveis em toda a gama de frequências (0.08% @ 94dB @1kHz). 

O interessante será ver qual será a ciência do som da Dyson. As marcas costumam ter uma genética sonora muito própria e a Dyson diz ter criado um perfil EQ próprio para otimizar a curva de frequência para um áudio puro e claro. Entretanto, a bateria promete até 50 horas de utilização, o que significa múltiplos dias de utilização despreocupada.

Sem esquecer o conforto

Há um último elemento nos produtos Dyson, e falamos obviamente na ergonomia. Para os Dyson Zone, a marca pensou seriamente no conforto. As almofadas auriculares são propositadamente mais planas que as almofadas auriculares convencionais, tanto para atenuação passiva como para conforto, e as almofadas são anguladas para se alinharem com a orelha para um conforto otimizado, e todos os elementos foram pensados ao detalhe para maximizar o conforto em múltiplas formas de cabeças e orelhas.

Pode em parte parecer algo desenhado para um ninja do Mortal Kombat, ou o tipo de máquina que encontramos num filme de ficção cientifica, mas os Dyson Zone são bem reais. Com a viseira disponível para ser montada ou desmontada conforme as necessidades respiratórias e deslocações dos utilizadores, para usufruirmos do nosso som sem intrusões.

O Dyson Zone™ estará disponível para compra online em www.dyson.pt/ a partir de junho de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui