A Dyson tem hoje o lançamento de um produto único. Os Dyson Zone são absolutamente surpreendentes porque fogem aos produtos tradicionais da marca, especialmente os aspiradores, mas se pensarmos bem em tudo o que envolve, este é um equipamento onde a Dyson se sentirá em casa porque junta a sua perícia em filtragem do ar ao seu gosto por inovação e novas apostas. E porque a Dyson nunca se limitou a apostar onde se sente confortável, os Dyson Zone são também a primeira incursão da Dyson nos wearables e têm todo o potencial para deixar marca. Vamos então ao admirável mundo novo dos Dyson Zone.

Um esforço internacional

Os Dyson Zone são (digiram bem) auscultadores purificadores de ar. Compatibilizam duas coisas que se tornaram sinónimo da nossa sociedade pós-pandémica, mas que também se incompatibilizaram: auscultadores e máscaras. Não é fácil utilizar os dois em conjunto e por isso a Dyson reinventou o conceito, criando a sua primeira tecnologia utilizável. Por um lado, temos uma máscara altamente tecnológica com filtros purificadores avançados e, por outro, temos auscultadores com cancelamento de ruído ativo (ANC) que isolam os ruídos com a mesma capacidade com que os filtros da máscara filtram os poluentes.

Este é um esforço perfeitamente internacional: os auscultadores purificadores do ar Dyson Zone foram desenvolvidos por equipas que trabalham no Reino Unido, Singapura, Malásia e China, sendo que cada um destes centros usou o seu know-how para uma porção do produto total. Se é no Reino Unido que têm lugar os principais testes de resistência e utilização, é no Sudeste Asiático que o software é desenvolvido, para oferecer aos Dyson Zone funcionalidades avançadas de monitorização da qualidade do ar e integração com a app. No centro de desenvolvimento da Malásia, os Zone foram submetidos a árduos testes de resistência e utilização em ambientes quentes e húmidos por comparação à meteorologia do Reino Unido.

“A poluição do ar é um problema global, afeta-nos em todos os locais onde vamos. Nas nossas casas, na escola, no trabalho e enquanto viajamos, quer seja a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou privado. O Dyson Zone™ purifica o ar que respira enquanto se movimenta. E, ao contrário das máscaras faciais, proporciona uma lufada de ar fresco sem tocar no rosto, graças a filtros de alto desempenho e a duas bombas de ar em miniatura. Ao fim de seis anos de desenvolvimento, estamos entusiasmados por poder oferecer ar puro e áudio puro, em todo o lado.”, Jake Dyson, Engenheiro-Chefe

Um caminho difícil

Como muitos produtos Dyson, a simplicidade com que um produto chega ao mercado esconde a complexidade de todo o processo de conceção, prototipagem e melhoramentos até chegarmos a este ponto em que todos poderemos deitar a mão aos Dyson Zone.

Ao todo, foram seis anos e 500 protótipos para chegarmos até aqui, provando que as boas ideias da Dyson não esperam por pandemias para acontecerem. A tecnológica Britânica leva a pureza do ar que respiramos a sério e por isso deu-se conta da crescente poluição atmosférica das nossas cidades e espaços partilhados antes de um vírus a colocar em evidência.

Para conceber esta máscara purificadora, os engenheiros da Dyson recorreram a um manequim com pulmões de qualidade médica para analisar os padrões de respiração e inalação que permitiram medir os níveis de poluição no nariz e garganta até chegarem à eficácia máxima da viseira purificadora. Esta canaliza jatos de ar purificado e filtrados numa corrente ótima em direção ao nariz e boca, procurando a Dyson limitar o contacto, ao contrário daquilo que é uma máscara clássica, que tem efetivamente contacto excessivo com a face e vias respiratórias, tornando-se incómoda e causando irritações frequentes.

Estreia a pés juntos no áudio

Ninguém tem dúvidas de que de qualidade do ar percebe a Dyson e a eficácia da sua máscara estará acima de ressalvas, mas o que dizer do áudio? Esta será a primeira incursão da marca nos dispositivos de áudio e há que dizer que a marca entra num mercado onde não faltam nomes de peso no áudio para audiófilos.

Para os seus auscultadores, os engenheiros da Dyson criaram um sistema eletroacústico de neodímio de alto desempenho em cada concha, resultando em alta resposta de frequência e distorção abaixo do que qualquer ouvido humano pode detetar, criando um áudio que promete riqueza e pureza, numa abordagem “golden listener”.

Um sistema de cancelamento de ruído ativo desenvolvido pela própria Dyson trabalha em conjunto com as almofadas confortáveis de cada concha, para oferecer um isolamento avançado capaz de filtrar os barulhos circundantes para permitir uma experiência musical mais imersiva e sem parasitas. Para aqui chegar, a Dyson procurou encontrar a espuma ideal, com equilíbrio certo entre capacidade de isolamento e moldagem às orelhas para com o máximo de conforto servirem de isolamento passivo.

Focados em conforto, os auscultadores purificadores de ar inspiram-se numa sela, distribuindo o peso pelas laterais da cabeça em vez de o concentrar no topo da cabeça, o resultado da análise minuciosa da fisionomia da cabeça humana até encontrar uma forma ajustada a máximo conforto.

As especificações completas do produto e outros pormenores sobre a disponibilidade serão anunciadas nos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui