Vivemos num momento de computadores finos e dificilmente atualizáveis. Tudo é soldado, tudo é impossível de mudar, e se os utilizadores apreciam a leveza e portabilidade, também apreciam poder comprar um computador agora e atualizá-lo depois. Marcas como a Lenovo têm tentado oferecer slots de expansão nos seus portáteis, mas com o Thinkbook 16 Gen 4, a Lenovo foi por um caminho muito diferente, oferecendo uma forma fácil e engenhosa de oferecer funcionalidades adicionais ao portátil, em especial para criadores e criativos.
A Magic Bay é uma ideia simples: talvez não queiramos comprometer polivalência com um hardware específico para utilizar regularmente, mas talvez precisemos mesmo de algum hardware especializado! A combinação Thinkbook 16p com Magic Bay oferece um computador portátil potente e capaz, ao qual podemos acrescentar acessórios como uma câmara para streaming 4K, uma luz para a webcam ou mesmo conectividade 4G LTE, graças a um simples sistema de pinos magnéticos no topo do ecrã.
A câmara de 4K é ideal para streaming, com captura 4K a 30fps e rotação a 270º para podermos fazer vídeos muito mais maleáveis, e tem auto-framing para nos manter sempre bem centrados, enquanto a luz oferece 200 lux para garantir vídeos de look profissional em qualquer circunstância. Não é claro que possamos utilizar ambos em simultâneo, o que seria francamente uma brutalidade para streamers e criadores de conteúdos.
Mas, digamos que vocês não querem pagar por estes acessórios (que serão vendidos em conjunto com o Thinkbook 16p)! Ainda assim temos um portátil muito interessante e de especificações sólidas. A própria webcam a bordo é HD e traz um privacy shutter para proteger a nossa privacidade.
O ecrã de 16″ chega e com opção por taxa de atualização de 60 ou 120Hz, e não é OLED, mas IPS, o que ajuda a compreender um preço muito económico que começa nos $1249, sem ainda confirmação dos preços para a Europa. Parece que será um computador significativamente potente, com processadores Intel Core H focados na performance, não P ou U, e que será acompanhado não só de um máximo de 32GB de RAM DDR5, mas também de uma opção com GeForce RTX, oferecendo-lhe uma capacidade de processamento bem consistente com o seu apelo para produtores de conteúdos. O armazenamento pode ir até 2TB em duas unidades SSD.
Os equipamentos modulares têm sido tentados e falhado ao longo do tempo, dos LG aos Motorola da própria Lenovo. A diferença fundamental deste Thinkbook será que não há um compromisso em especificações ou um encarecer do terminal em função de possibilidades que poderemos nunca vir a exercer. Há toda uma solidez de especificações no Thinkbook 16p que mais do que justificam a sua existência por si só.