Depois de alguns lançamentos muito interessantes, e no seguimento de alguns rumores, a Lenovo parece ter confirmado oficialmente que cessou trabalho na divisão de smartphones Legion. A marca indica que se trata de uma operação de transformação de negócio e consolidação de portefólio, conforme avançado pelo Android Authority.

Não é totalmente claro o que isto significa para os smartphones de vocação gaming da Lenovo, ou sequer para a indústria dos smartphones de gaming, equipamentos altamente especializados e, por isso, talvez mais restritos em termos de volumes expectáveis em termos de público-alvo, tanto mais considerando que de uma ou duas apostas, passamos para praticamente todas as marcas terem um smartphone de gaming em mote próprio um numa sub-marca.

E, no entanto, temos visto também uma alteração no sentido de algumas ofertas, onde os smartphones são vocacionados para o gaming sem serem tão especializados a esse nível, confundindo-se facilmente com equipamentos clássicos. Os smartphones de gaming ocupam desde sempre um nicho complexo, com o gaming mobile a ser uma fonte duvidosa de investimento, e serviços de streaming com dificuldades em ganharem tração (i.e. Stadia) ou demasiadas alternativas de hardware no mercado.

A Lenovo não está sozinha. A concorrência tem sido feroz e estima-se que as vendas de smartphones de gaming tenham encolhido 40% em 2022 e a Black Shark cortou 90% da sua força de trabalho.

Isto não significa de todo que a Lenovo deixe de fabricar equipamentos móveis com foco no gaming. Apenas que não serão tão especializados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui