Tempos houve em que uma câmara fotográfica era uma câmara fotográfica. Na nova era da criação de conteúdos e streaming, passamos de ver câmaras com boas especificações de vídeo para câmaras efetivamente vocacionadas para vlogging e streaming de conteúdos. Mas há câmaras e câmaras. A nova Sony ZV-E1 poderá bem ser o suprassumo das câmaras para vloggers, como a primeira da família ZV a contar com um sensor full-frame/35mm.

Especificamente, falamos do mesmo sensor de 12MP da A7S III, portanto um sensor mais do que reconhecido quanto às suas capacidades de captura em baixas condições luminosas, o que contextualmente será muito interessante para vloggers. Ao todo, teremos ao nosso dispor 15 incrementos de exposição para permitir a captura de vídeos e imagens de tons naturais, em condições bastante diversas de luminosidade. A qualidade de imagem e vídeo deverá ser por isso muito semelhante ao da A7S, embora ao nível do vídeo fique para já com 4K 60fps de 10 bits e 4:2:2, embora a Son tenha prometido um incremento para 4K 120fps no futuro. Para já, os vídeos a 60fps podem ser convertidos para 120fps através da Creators’ Cloud.

A Sony parece ter colocado um foco na facilidade de utilização. Os vloggers, mesmo iniciantes, têm ao dispor controlos rápidos e intuitivos como um anel de ajuste do zoom, controlos acessíveis para controlar o foco e profundidade de campo. Uma ampla gama de implementações de software oferecem depois funcionalidades bem interessantes para dar aos vídeos mais apelo, do auto framing, à estabilização e microfone direcional com rastreio dos sujeitos e ainda o interessante sistema para anular a respiração focal. O reconhecimento de objetos em tempo real é herdado do sistema avançado do A7R V, e pode distinguir entre seres humanos, diversos tipos de animais ou veículos.

Existem igualmente diversos estilos de imagem para escolher sem necessidade de edição posterior, mas o fundamental da ZV-E1 é mesmo a ampla gama de funcionalidades desenhadas para automatizar os principais elementos usualmente perturbadores num vídeo, libertando os utilizadores de qualquer nível de skills, para se concentrarem em composição e enquadramento, enquanto a própria câmara garante o seguimento do objeto, a estabilização de imagem e enquadramento na frame. Os vídeos com ar profissional tornam-se por isso muito mais acessíveis para qualquer vlogger.

A nova ZV-E1 estará disponível em abril de 2023 numa série de revendedores autorizados da Sony, a um preço de venda estimado de 2.700€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui