O novo processador de gama de entrada 5G da Qualcomm é o primeiro desta família com litografia de 4nm, apresentando um fabrico moderno e eficiente que lhe permitirá tirar melhor partido da conectividade 5G que agora chega ao padrão 3GPP Release 16, energeticamente mais eficiente, com melhor cobertura e serviços de localização celular mais exatos.
O Snapdragon 4 Gen 2 apresenta “apenas” 10% de incremento de desempenho sobre o Gen 1, mas com o seu fabrico mais eficiente poderá oferecer ganhos energéticos mais significativos, não sendo esta uma gama que usualmente se faça de saltos quânticos de desempenho. Assim, o novo processador apresenta dois núcleos de desempenho a 2.2GHz, acoplados a 6 núcleos eficientes de 2.0GHz, aos quais a Qualcommm junta nova RAM, mais rápida, na forma de LPDDR5X de 3200MHz, cerca de 30% mais rápida que a LPDDR4x no Gen 1.
Embora a conectividade 5G tenha melhorias, o mesmo não pode ser dito do resto, onde se mantêm a WiFi 5 e o Bluetooth 5.1, e também o padrão USB 3.2 Gen 1, enquanto o suporte para ecrãs FHD+ a 120Hz se mantém inalterado. Já ao nível da imagem e vídeo, o Snapdragon 4 Gen 2 ganha algumas capacidades, com o mesmo suporte para câmaras de 108MP, mas com o acréscimo de suporte para câmaras de 32MP sem lag de obturador, enquanto o novo dual ISP promete melhor desempenho no controlo do ruído da imagem.
Também se mantém inalterada a tecnologia de carregamento, novamente QuickCharge 4+, que segundo a Qualcomm permite carregar 50% de uma bateria em 15 minutos.
Os primeiros smartphones com o novo processador devem chegar ao mercado ainda antes do final de 2023.