A Qualcomm não é uma desconhecida para ninguém. Talvez o maior nome no mundo dos chips mobiles, a marca tem milhões de utilizadores em todo o mundo e uma comunidade muito envolvida que segue muito de perto as suas novidades. A ASUS também não é nenhuma desconhecida, e são-lhe bem reconhecidos os méritos na capacidade de criar smartphones muito especiais que aliam especificações a um excelente custo-benefício. Quando estes dois nomes se juntam, nasce algo em grande. Nasce o Snapdragon Insiders.

O Qualcomm Smartphone for Snapdragon Insiders, desenhado pela ASUS, não é um smartphone normal. Chega com a vontade de trazer o melhor da tecnologia atual da Qualcomm, e quiçá mesmo coisas que ainda não chegaram ao mercado. Parece que a Qualcomm terá aqui um smartphone onde testar inovação e software para futuros smartphones. É um smartphone único e por isso tem um preço particularmente elevado: $1500.

E o hardware, meu? E o hardware?

Qualcomm à força toda, claro. Se a Qualcomm fabrica, o Snapdragon Insiders tem.

Mas comecemos pelo início, pode ser?

Então, a ASUS que desenhou este equipamento também desenhou recentemente os ASUS Zenfone 8 e ROG Phone 5. Embora o Snapdragon Insiders não seja igual a nenhum, tem alguma linhagem em comum, a começar pelo ecrã AMOLED de 6.78 polegadas fabricado pela Samsung, com resolução FHD 2448 x 1080.

O ecrã é apreciavelmente simétrico, com rebordos laterais muito finos e rebordos superiores e inferiores algo mais espessos, mas francamente pouco. O melhor é que não temos de todo um notch, mas não parecendo fã das câmaras sob o ecrã, a ASUS e a Qualcomm optaram por esconder a câmara no rebordo superior. Desculpem: adoro.

Perfurações? Notch? Nada bate um ecrã simétrico.

A propósito, a câmara é de 24MP e, virando o terminal, encontramos mais três câmaras, sendo uma de 64MP f/1.8 acompanhada de uma ultragrande angular de 12MP e uma teleobjetiva de 8MP com zoom 3x. Nenhuma destas câmaras é uma novidade no hardware, mas são equipadas com o mais recente software de inteligência artificial da Qualcomm, embora a filosofia de imagem seja da ASUS.

Um detalhe importante é que temos na face traseira um leitor de impressões digitais quando a norma é no ecrã ou no botão lateral. Que aconteceu aqui? Bom, a Qualcomm diz-nos que o sensor não casava bem com o OLED do ecrã, o que é no mínimo curioso, considerando que é o mesmo sensor 3D Sonic que equipa os Galaxy S21.

Mas adiante! Encontramos ainda a bordo o Snapdragon 888 com 16GB de RAM LPDDR5 e 512GB de armazenamento interno, o que lhe conferirá algumas capacidades muito interessantes. A bateria, entretanto, é de 4000mAh com Quick Charge 5.0 para carregamento completo em 50 minutos, ou 30 minutos para 70%.

E a Qualcomm inclui um carregador QC 5.0 na caixa. Juntamente com dois cabos, uma proteção e um par de auriculares TWS Snapdragon Sound com afinação da Master & Dynamics.

O que não sabemos ainda é com que Android virá equipado.

O nome Qualcomm Smartphone for Snapdragon Insiders não é particularmente elegante, e muito menos o preço, mas para quem procura um smartphone muito particular onde poderá experimentar as funcionalidades Qualcomm antes de todos os outros, este terminal é algo especial. Para todos os outros, olhem antes para os ROG Phone 5 e Zenfone 8.

A ASUS será a responsável pela comercialização e promoção deste equipamento, que também fabricará, chegando em Agosto à China, EUA, Coreia do Sul, Índia e Japão, mas também Alemanha e Inglaterra, para já os únicos mercados Europeus confirmados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here