Foi finalmente revelado o novo Pixel Watch 2, da Google, o casamento perfeito para os novos Pixel 8 e 8 Pro. Com um design limpo e puro, o Pixel Watch 2 é uma peça de tecnologia inegavelmente elegante, mas igualmente poderosa, munindo os utilizadores de um conjunto de funções de monitorização de saúde, fitness e organização do tempo que fazem deste objeto de estilo também uma ferramenta de mudança quotidiana.
Elegância e funcionalidade
O Pixel Watch 2 está disponível com um diâmetro de 41mm com ecrã AMOLED de 320ppp DCI-P3, num invólucro premium de alumínio. O ecrã 3D é protegido por Corning Gorilla Glass 5, e este ano apresenta uma ampla gama de cores para as braceletes de atividade e opções interessantes de braceletes mais institucionais em metal. Todo o corpo é protegido com IP68.
A bordo encontramos o quad-core Qualcomm 5100 com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, o que permite adivinhar uma performance espevitada entre as melhores do mercado, ao mesmo tempo que autoriza a colocação de apps diretamente no relógio para uma gestão mais autónoma.
O Pixel Watch 2 inclui igualmente microfone e altifalante, autorizando comandos de voz avançados e controlo muito mais funcional. O emparelhamento funciona via Bluetooth 5.0., existindo também NFC e Wi-Fi 802.11 b/g/n 2,4 GHz a bordo, além de GPS.
Monitorização de saúde avançada
No centro das características do Pixel Watch 2 está toda uma nova suite de sensores evoluídos que obtêm métricas fundamentais do nosso corpo em repouso ou exercício. O novo sensor de ritmo cardíaco introduz tecnologia multipath, recorrendo a múltiplos LED’s e fotodíodos para medir o pulso a partir de diferentes ângulos e posições, conseguindo métricas muito mais exatas mesmo durante o exercício.
O Pixel Watch 2 recorre igualmente a informações cEDA (atividade eletrodérmica contínua – ou gotas microscópicas de suor) para detetar se o nosso corpo está a reagir a stresse ou a outros fatores, como álcool, cafeína ou doenças. O relógio deteta estas respostas corporais e emite uma notificação para darmos nota do nosso estado de espírito, sugerindo depois intervenções possíveis. Funcionalidades como a monitorização do sono e da oxigenação sanguínea não ficaram de fora.
Há também um sensor de temperatura corporal e capacidades renovadas de segurança, como a deteção de quedas e emissão de SOS e uma possibilidade de em determinados períodos de tempo efetuarmos check-ins para mantermos a nossa segurança em situações específicas. Para exploradores e trabalhadores que possam afastar-se de trilhas normais, ou mesmo pessoas com patologias específicas que possam ser propensas a surtos, esta funcionalidade é de facto de importância descomunal. Para o envio de sinais de emergência sem ligação a um operador, o FitBit Premium é, apesar de tudo, requisito.
Também podemos permitir que a nossa identificação médica (Medical ID) seja exibida no relógio ou partilhada com as equipas de emergência para indicar informações importantes como alergias, tipo de sangue e condições médicas pré-existentes. Como precaução extra, adicionar o Medical ID Tag à pulseira do relógio permite que os serviços de emergência saibam que há informações importantes de que precisam no seu relógio.
O novo Pixel Watch 2 junta por isso o melhor da Google com o melhor da FitBit e, com 6 meses de FitBit Premium, todas as funcionalidades e apoio adicional estão ao nosso alcance.
As apps Google no nosso pulso
O Google Pixel 2 tem uma integração maior com apps Google Mail e Calendário para gerirmos o nosso dia a partir do nosso pulso sem dificuldades de maior, e a autonomia nem será um tema. A app Google Home também está presente, para podermos controlar os nossos dispositivos inteligentes e conectados sem necessidade de irmos ao telemóvel, com o Assistente Google sempre às nossas ordens para qualquer necessidade.
Afinal, a Google está a falar de uma autonomia de 24 horas com o ecrã sempre ligado, e 80 minutos de carga para obtermos um dia inteiro de utilização.
Com um processador quad-core, o Pixel Watch 2 será dos mais potentes smartwatches no mercado e ao casarmos desempenho de hardware com o Wear OS 4 temos potencialmente a melhor experiência de utilização e emparelhamento de qualquer equipamento Android.
A partir de hoje, pode encomendar o Pixel Watch 2 a partir de €399 para Bluetooth/Wi-Fi na Google Store, Fitbit.com e em retalhistas selecionados em todo o mundo. Estará disponível em 30 países a partir de 12 de outubro.