As estatísticas no StatCounter já foram reveladas com os números de uso de internet do mês de Março. Estes revelam que pela primeira vez, o sistema operativo Android é o mais popular do mundo, estando à frente do Windows por uma diferença muito pequena. Isto representa uma progressão natural da diferença de dispositivos lançados, mais de um bilião para o Android versus 200 milhões de computadores por ano para o Windows.
A tendência de uso de internet móvel a partir do desktop tem sido algo familiar para, pelo menos, os últimos dois anos. Nos mercados desenvolvidos, as pessoas ficaram tentadas a afastar-se das suas mesas de trabalho com smartphones e conexões 4G rápidas, enquanto os recém-chegados à web em países menos desenvolvidos encontraram o seu caminho online através de um smartphone. O Android tem sido o principal beneficiário de ambas as tendências, consumindo praticamente todo o mercado móvel fora do iPhone e do iPad da Apple.
Os dados do StatCounter são extraídos de web trackers instalados em 2,5 milhões de sites e anteriormente era uma das principais fontes para acompanhar a ascensão do Google Chrome em relação ao Internet Explorer. Mas há uma limitação inerente à monitorização do uso da internet através de sites: o uso móvel em aplicações e o StatCounter não considera isso. É por isso que o iOS da Apple tem valores tão baixos.