A Oculus irá encerrar a sua premiada divisão cinematográfica VR, Oculus Story Studio. O anúncio foi feito num post do blog Oculus VP of Content Jason Rubin.
Rubin afirma que esta decisão foi tomada depois de ter sido bastante analisada e que se deve a uma mudança de foco para suportar mais produção externa. Por isso mesmo, decidiram então encerrar o Story Studio.
Na conferência de developers Oculus Connect em Outubro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, referiu que a empresa já tinha investido mais de 250 milhões de dólares em conteúdo original VR e estaria a colocar mais um quarto de bilião em conteúdo original.
Rubin refere que 50 milhões de dólares dos seus fundos comprometidos serão agora reservados para a empresa investir exclusivamente em conteúdo interactivo que não sejam jogos.
O Oculus Story Studio foi fundado em 2014 para explorar a criação de conteúdo cinematográfico original para a empresa de realidade virtual. No ano passado, o estúdio ganhou um Emmy pela seu curta animação Henry, uma história sobre um ouriço que gosta de dar abraços.
A meio da criação do seu último projecto, Dear Angelica, a equipa Story Studio criou um extenso produto de pintura VR chamado Quill, que permitiu aos utilizadores criar conteúdo dentro da realidade virtual. Como parte do encerramento, Quill continuará disponível para download na loja Oculus, mas não irá receber mais actualizações.
O fecho repentino chega quando o estúdio está a meio de produzir o seu quarto projecto principal,The Wolves in the Walls, que a empresa confirma que foi agora cancelado.