No seu evento anual re:Invent, que tivemos oportunidade de acompanhar e ir divulgando aqui no TekGenius, a AWS foi apresentando serviço atrás de serviço, deixando uma coisa bastante clara: liderar por completo o mercado da cloud. E assim, a AWS que, segundo uma estimativa da Gartner, já conta com um mercado 10 vezes superior aos seus 14 concorrentes directos juntos, parece não dar sinais de abrandar neste domínio.
Os números não mentem e depois do evento re:Invent, as notícias não são muito boas para empresas como IBM, Google ou Microsoft (entre muitas outras). A verdade é que a AWS não está a dominar apenas por ter sido a primeira (ou uma das primeiras) nesta área, mas sim porque tem vindo a inovar continuamente. Prova disso, são os números apresentados por Andy Jassy, o CEO da AWS, que mostram que durante o ano de 2015 a AWS introduziu 722 funcionalidades novas, sendo que neste ano de 2016 a número ficou perto das 1000.
A questão que se coloca agora, é como é que a concorrência vai ser capaz de se aproximar dos níveis de mercado que a AWS apresenta, assim como dos níveis de inovação? Segundo Dharmesh Thakker, empresas como a Google e Microsoft não têm que se preocupar muito. Isto porque ninguém irá querer ter todos os seus serviços centralizados apenas numa única plataforma, mas sim espalhados em várias. Além do mais, para muitas empresas, não lhes interessa também deixar de lado empresas que apresentam taxas de crescimento anuais de três dígitos, no mercado da cloud.
“Microsoft azure é um candidato viável e a google sabe como gerir melhor uma estrutura de cloud do que a maioria das empresas de tecnologia. no entanto a diferença para a aws é significativa e cresce de dia para dia” – thakker
Apesar de os números serem bastante favoráveis à Microsoft e também à Google, no que diz respeito ao crescimento, a verdade é que não poderão deixar de ignorar o crescimento actual da AWS e toda a inovação que tem vindo a ter ao longo dos últimos anos, arriscando-se a nunca conseguirem ser lideres nesta área de mercado: a cloud.
E a diferença está mesmo num ponto: enquanto a AWS cria e inova, empresas como a Google e a Microsoft têm-se limitado a comprar empresas que já têm serviços feitos. Isto impede que as empresas estejam continuamente a inovar e faz com que estejam sempre vários passos atrás da AWS.