Seat Arona: o próximo grande rival do Nissan Juke e do Renault Captur.
Seat quê?
O modelo Arona, como até agora observado em todos os modelos Seat, surge do nome de uma cidade espanhola, neste caso, da ilha de Tenerife. Sim, é verdade, todos os modelos Seat são nomes de cidades Espanholas. Portanto, o Arona não foi exceção à regra.
Esta cara não me é estranha
Ainda pouco se sabe acerca do aspeto do Seat Arona. Para já, o que se sabe é que se trata de um novo SUV baseado no icónico Ibiza, “arraçado” de Ateca.
Este modelo terá um aspeto mais robusto e off-road, cruzado com o habitual design desportivo emprestado do Ibiza. Os vincos das portas, as grelhas frontais e o capô são alguns exemplos que nos fazem lembrar o Ibiza, no entanto as óticas dianteiras apresentam-se de forma angular, ainda mais atrativas e desportivas.
Interior familiar e mais iTech
Apreciando o interior, não é apresentado nada de anormal. Um ambiente bastante familiarizado com os outros modelos Seat, no entanto no que respeita a conectividade, são apresentadas muitas opções, como o Android Auto e o Apple CarPlay.
Prevê-se que o Arona seja mais espaçoso que o Ibiza, ou seja, mais conforto para as pernas, mais altura para as cabeças e mais espaço para as compras (mala de 355 litros). No entanto, a sua silhueta desportiva pode ser um pequeno problema no que respeita à visibilidade traseira.
Mecânica
Apesar de ser considerado um SUV-b, são esperadas apenas versões com tração dianteira e com os motores 1.0 TSI de 95cv e 115cv (3 cilindros) e 1.5 TSI de 150cv a gasolina, e 1.6 TDI de 80cv, 95cv e 115cv a diesel.
Relativamente à caixa de velocidades, são esperadas as já conhecidas transmissões manuais. No entanto, não está excluída a possibilidade da caixa automática DSG de sete velocidades, pelos menos nas versões de topo do Arona.
Preços previstos
Os preços do novo Arona ainda não estão disponíveis, mas será certamente mais acessível que o modelo Ateca, podendo haver uma diferença em torno dos 5.000€ entre eles. No entanto, se quiser ter a certeza, o melhor será mesmo esperar pelos valores oficiais.
Com este segmento a crescer de forma tão rápida e progressiva, o Arona poderá vir a fazer parte dos principais pilares da marca, juntamente com o Ibiza e o Leon.
A construção do primeiro Seat Arona está prevista acontecer em Martorell, perto de Barcelona. A sua comercialização está prevista para o final deste ano.