És um viciado da velocidade? Gostas de condução perigosa e carros para elites? A Play Store do Android oferece inúmeras opções para os viciados do volante de ecrã, mas entre os trailers sem imagens reais e a publicidade simplesmente enganosa, muitas vezes tão depressa instalas um jogo, como logo a seguir desistes deles.
Para te evitar este trabalho todo, colocamos à prova os jogos de corridas de automóveis da Play Store até chegarmos a esta lista essencial, os melhores dos melhores que superaram as provas do Huawei P10 Plus.
Porquê o Huawei P10 Plus? Porque se há smartphones que fazem a delícia dos gamers, os Huawei P10 e Huawei P10 Plus são inquestionavelmente dois incontornáveis. Temos ao nosso dispor um octa-core Kirin 960, com uma GPU Mali G71MP8 a 1037MHz, que é das mais potentes GPUs no mercado. Se juntarmos o ecrã 2K de elevado contraste, o Huawei P10 Plus é o tipo de smartphone onde podemos ver o que de melhor os estúdios de jogos conseguem fazer.
Quanto aos critérios que tornam um jogo “bom” estes variam de jogador para jogador. A nossa lista inclui aqueles que reúnem gráficos de topo a parques automóveis de qualidade e desafios excitantes. Ah: e são gratuitos sem te exigirem somas avultadas para comprares carros novos.
O Gear Club é dos jogos mais recentes na Play Store e apresenta um conceito interessante, onde o jogador pode construir vários módulos para a sua garagem, adaptando os veículos a pista ou rally, melhorando aerodinâmica, performance ou design. Podemos igualmente gerir os mecânicos com áreas de repouso e equipamentos de lazer.
O jogo inclui uma ampla gama de pistas e eventos, e um parque automóvel diversificado entre desportivos Europeus da Alfa Romeo ou Lotus, e muscle cars como o Ford Mustang ou o Dodge Charger.
Os gráficos são algo serrilhados, mas Gear Club compensa com animações dinâmicas, e pistas muito completas, com diversos níveis de dificuldade nas curvas.
O melhor aqui é a possibilidade de uma condução envolvida e excitante, onde os polegares são solicitados ao máximo. Os erros pagam-se caros, mas podemos coleccionar um toner que regressa alguns segundos atrás na corrida.
Se o Gear Club é comparativamente um novato, o Real Racing 3 é um veterano que continua a oferecer novos conteúdos todos os dias.
Contamos com cerca de 100 automóveis de várias dezenas de marcas, desde berlinas a super desportivos, protótipos, e a possibilidade de corrermos com veículos F1 e Fórmula E. A oferta aumenta frequentemente.
Os gráficos são excelentes e podem ser refinados via apps independentes, e colocarão à prova as melhores gráficas móveis, mas o motor gráfico é soberbo e corre bem mesmo em dispositivos medianos.
A destacar o correcto dos veículos, e as pistas recalcadas das vias reais, que autorizam uma condução envolvente muito completa para quem quer controlar o comportamento do veículo.
Asphalt 8: Airborne entra nesta lista apesar de ser um veterano com rivais muito difíceis de superar, mas é justo dizer que, visualmente, este é o jogo mais distinto desta lista, com efeitos visuais intensos e que acrescentam à beleza e dificuldade do jogo. Falamos de flares e salpicos no ecrã que por vezes obscurecem a nossa visão da pista, tal como na vida real.
Em termos de parque automóvel, Asphalt 8: Airborne tem diversas opções muito bem renderizadas e não é difícil deitar mãos a modelos interessantes como o Tesla Model S.
A condução é refinada e ganhas pontos por piruetas e derrapagens prolongadas, algo que não seria possível sem um dos melhores sistemas de controlo alguma vez visto a bordo de um Android.
Airborne exige aprendizagem e cuidado na condução, mas responde com a doçura de um verdadeiro simulador.
Asphalt Xtreme é o rei da opulência das corridas de automóveis. Os gráficos são para smartphones eleitos, mesmo como o Huawei P10 e os seus concorrentes mais directos.
Não classificaria o Asphalt Xtreme como um simulador, mas arcade pura, onde obstáculos, piruetas e boosts valem pontos. O nível de destruição possível nos cenários é louvável, excepto quando o cenário riposta e te transforma o carro num destroço fumegante.
A condução é obrigatoriamente mais fantasiosa do que nos jogos anteriores, mas a garagem é sublime, com vários segmentos de veículos de rally, incluindo os camiões pesados. É uma colecção para aficionados, com amplas possibilidades de evolução e personalização para podermos atirar os adversários para a berma com estilo.
O GT Racing 2 entra nesta lista por ser um jogo muito equilibrado, que conjuga um parque automóvel pouco esotérico, mas variado, acessível e uma jogabilidade muito positiva.
Os gráficos não são tão luxuosos quanto os de outros concorrentes, mas a condução pode ser bastante exigente e as pistas possuem alguma variedade. Em GT Racing 2, ganhar os pontos necessários num evento pode ser difícil, com veículos que cobrem bem as vias de ultrapassagem. Em suma, um jogo obrigatório para quem gosta de desafios e adversários que dêem luta sem termos que estar ligados à Internet.
A franquia Need For Speed está para a Electronic Arts como a série Asphalt está para a Gameloft.
No caso de Need For Speed: No Limits voltamos a ter um jogo arcade onde a condução pontua pela necessidade de reflexos rápidos para reagir a pistas que mudam de direcção rapidamente a a velocidade alucinante.
Os gráficos são soberbos, tanto nos cenários dominados pelo néon, quanto no caso dos veículos excelentemente renderizados. Se grafismo e velocidade pura são o que procuras, este pode ser o teu jogo, mas a condução poderia ser mais imersiva.