Hoje, gostava de vos apresentar alguns exemplos de que a inovação automóvel é cada vez mais inacreditável, tanto que há uns anos nem nos filmes de ficção cientifica existia.
Assim como em outras tecnologias, a industria dos carros tem apresentado um crescente de novidades fruto da cada vez maior exigência do consumidor e da sede por funcionalidades novas.
Estacionar com o smartphone
Alguns modelos de carros já permitem estacionar o veículo do seu exterior, com recurso a uma aplicação instalada no smartphone. Isto pode ser útil quando o estacionamento é complicado ou dificil de abrir as portas.
Vejo-me perfeitamente, num futuro próximo, a brincar com um carro telecomandado com uma tonelada…
Volante retrátil
Esta função está pensada, principalmente, para o veículos com condução automática, em que o condutor pode assumir o volante e a condução ou, simplesmente, retrair o volante e deixar o carro seguir autonomamente.
Falando em carros autónomos, a Ford lançou uma nova vaga de testes para os seus carros autónomos.
Caixas de 10 velocidades
Quem nunca sentiu que falta uma mudança no carro? Eu que conduzo um carro de 5 velocidades já senti, muitas vezes…
Pois bem, as marcas de transmissões já estão a preparar caixas de velocidades com 10 mudanças. Esta opção é desenvolvida a pensar nos grandes berlinas e nas “pick-up” com vista a reduzir os consumos elevados.
Ver através do veículo da frente
Os veículos longos, que são sempre um problema ultrapassar, poderão no futuro projectar na sua traseira a área que ocupam no campo de visão dos outros condutores.
Conduzir à distância
Voltando aos carrinhos telecomandados…
Esta funcionalidade pode ser uma vais valia em situações de perigo, como pisos de pouca aderencia ou locais instáveis, podendo o condutor depois de estar em segurança, controlar o veículo.
Sistema de apoio à travagem de emergência
O sistema de travagem dos veículos é das funções que mais tem evoluído nos últimos anos. A instalação de sistemas de aviso de colisão eminente permite uma travagem segura quer em cidades, entre os 50 a 60 km/h, quer em autoestrada, para velocidades superiores a 200 km/h.
Hologramas 3D
A projecção de hologramas a três dimensões deverão substituir os teclados touch dos automóveis. As funções ficam assim disponíveis de forma muito mais intuitiva, requerendo menos atenção.
Ecrã panorâmico
Mais uma vez para substituir os ecrãs tradicionais e painéis de instrumentos, as próximas gerações de veículos devem contar com imagens reproduzidas no para-brisas do veículo, em 3D.
Será muito mais fácil identificar situações críticas, de perigo e os utilizadores mais vulneráveis da via. Por outro lado, a experiência de utilização de um GPS e projecção de percursos será mais precisa.
Supertablet
O caso mais recente, a Tesla, apresenta um tablet de 17 polegadas que substitui todos os botões do painel de instrumentos e permite uma visualização com mais qualidade das diferentes funcionalidades: GPS, estacionamento, alertas, etc.
Faróis inteligentes
A instalação de vários sensores torna possível o controlo automáticos da intensidade da iluminação perante diferentes cenários de condução, nomeadamente, o cruzamento com outros veículos.
Carros a comunicarem entre si
A comunicações entre carros é uma tecnologia com evolução crescente nos últimos anos. Isto permite, com recurso à geolocalização, recorrer ao conceito de Internet of Things (IoT) e avisar os condutores de perigos eminentes na estrada.
Mais uma vez alertamos que a IoT tem os seus riscos e que devemos prevenir possíveis hacks.
Comunicação com semáforos
Comunicar com os semáforos permite ao condutor saber quanto tempos falta para mudar de cor e, assim, controlar a velocidade de forma a poupar combustível.
Chave virtual
A chave virtul é uma forma diferente de emprestar o carro. Uma vez que tenhas a chave física, podes enviar uma chave virtual a alguém e essa pessoa conduzir o carro.
Na minha opinião será mais uma forma fácil que roubar carros, mas claro a cyber segurança tem de evoluir com o crescimento da IoT. A Google e a Microsoft já trabalham neste sentido de melhorar a segurança das redes IoT.
Sistema de 4 rodas direccionais
Este sistema tem alguns anos e já é utilizado em alguns carros. O sistema de 4 rodas direccionais confere maior capacidade de manobra a velocidades mais baixas e nas reacções em curvas.
Neste sistema a rodas traseiras fazem um movimento contrário ao do volante e as frontais igual.
Fim do espelho retrovisor
Em poucos anos o espelho retrovisor será substituídos por micro cameras. Isto permite ter uma visão a 360º da envolvente do veículo e aumentar a sua aerodinâmica.
Painel multiusos
Uma tecnologia nascida em portugal que permite o utilizador, em formato digital, verificar o mapa de navegação, a velocidade, os consumos e outros parâmetros num único ecrã.
Supercarregadores
As principais marcas de automóvies não querem ficar atrás da Tesla e estão a criar super carregadores que permitem, em 30 minutos, fornecer 400 km de bateria aos automóveis eléctricos. Estes carregadores têm cerca de 350 kW.
Mapas digitais
Nos próximos anos serão desenvolvidos novos mapas digitais, com maior precisão e que poderão ser utilizados no âmbito da condução autónoma.
Câmara interior
Cameras no interior do veículo, assim como no exterior, fornecem uma ferramenta muito útil quer a nível de segurança como de prova de culpa no caso de acidente.
Estas cameras podem também ser utilizadas, associadas a sensores de comportamento, para identificar sonolência, desmaio ou irregularidades no condutor e accionar procedimentos de segurança, como a imobilização autónoma do veículo.
Wifi a bordo
Cada vez mais o carro se torna um espaço e entretenimento, principalmente ao disponibilizar meios de conectividades, como o USB e o WiFi, sendo cada vez mais rápido carregar os dispositivos e ficar ligado.
A IoT está cada vez mais presente na indústria automóvel.
Vigilância 24 horas
Apenas com recurso a uma aplicação e às cameras do interior do carro é possivel ter uma vigilância de 24 horas.
Assistente a bordo
Assim como a Siri na Apple, a Cortana na Microsoft e o Google Assistant, em breve chegarão os assistentes virtuais ao ramo automóvel, que permitiram ter conhecimento de percursos alternativos, para evitar transito, acidentes ou obras, ou noutra face sugerir novas musicas ou postos de rádio onde esteja a passar a tua musica favorita.
Entre a Siri e o Goggle Assistant quem achas que é melhor? Os dados comprovam!
Estacionamento automático
O estacionamento automático já é uma realidade, no entanto, o futuro pode ser ainda mais prometedor. Imagina Saires do carro e ele procurar lugar sozinho ou, se for eléctrico, procurar um local para carregar.
Carregamento por indução
O carregamento de dispositivos sem cabos já existe, principalmente para smartphones, e até associado aos veículos. Mas a ideia é carregar o próprio carro sem recurso a cabos.
O processo passa por o carro comunicar com a área de carregamento e activar o modo de carregamento.
Actualmente, a GM e a WiTricity juntaram-se para desenvolver o carregamento sem fios para carros eléctricos (EVs).
Estradas que carregam
E aqui está o futuro, uma tecnologia que está a ser testada em diferentes pontos do mundo, que supõe a emissão de pulsos eléctricos pela estrada, que são activados à passagem dos carros, e assim, o carregamento das baterias durante a condução.
Motores com quatro turbos
Assim como o desenvolvimento no sistema de transmissão, a procura pela máxima eficiência levas as marcas a começar o desenvolvimento de motores com quatro turbos instalados. Isto permite, em simultâneo, aumentar a potência, o binário e garantir mais força, com um baixo consumo de combustível.