Carros eléctricos e carros autónomos têm vindo a agitar o mundo das notícias nos últimos dias, sendo quase certo que irão alterar a forma como nos deslocamos no dia a dia nos nossos carros particulares. Depois de outras marcas já terem iniciado mais testes de carros autónomos, agora é a Ford que pretende dar continuidade aos seus testes. O local escolhido é Michigan, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Com o anúncio destes novos testes, também foram divulgadas algumas imagens sobre a primeira geração de carros que vão ser usados nesses mesmos testes: o Ford Fusion Hybrid. Neste carro, é possível ver o novo sistema de sensores LiDAR que será usado durante a condução autónoma, que foi significativamente melhorado.

Neste novo sistema implementado no Ford Fusion Hibrid, os sensores encontram-se incorporados nas barras de tejadilho do carro, um sistema muito mais agradável e que não afecta tanto o design dos carros.

A colocação dos sensores tem vindo a ser um problema para as empresas que estão a desenvolver carros autónomos, com a colocação dos sensores no topo do veículo. É o caso dos carros que se encontram adaptados pela Uber.

No entanto, outras marcas têm trabalhado bastante bem na implementação dos sensores para a condução autónoma, como é o caso da Tesla. No seu Model X, a Tesla implementou 20 sensores, sem qualquer “apêndice” a ser colocado no carro. Algo que deveria ter servido de exemplo para a Ford que, apesar de apresentar um sistema menos feio que o normal, continua a implicar “apêndice”.

É certo que os sistemas usados actualmente pela Uber e pela Google, que afectam claramente o design dos veículos, não têm um grande impacto. Na verdade, são carros que irão servir apenas para levar as pessoas de um lado ao outro. Mas se os fabricantes de carros quiserem começar a vender os carros autónomos, terão que começar a seguir os passos da Tesla e esconder ao máximo os sensores, arranjando soluções que não afectem o design dos seus carros.

Este novo sistema usado pela Ford, usa 2 sensores LiDAR, que no entanto têm o triplo do alcance que os sensores anteriores tinham. Adicionalmente, foram incorporadas 3 câmaras e três antenas de radar.

O veículo deverá estar em exposição na CES e também na North American International Auto Show, já em Janeiro. No mercado, este sistema de condução autónoma deverá chegar em 2021.

Para já, a Ford tem alguns problemas com o sistema, sendo o principal o computador necessário para processar os dados que chegam através dos sensores. Até ao momento, esse computador necessita da sua própria fonte de energia, o que acaba por ocupar bastante espaço. É possível ver isso mesmo no vídeo abaixo.

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