É um dos mais interessantes equipamentos revelados na CES deste ano. Com algumas marcas a apostarem em ecrãs secundários nos seus portáteis, a Lenovo certamente não é estreante neste campo e o seu Lenovo ThinkBook Plus Gen 2i foi anunciado precisamente na CES de 2021 com um ecrã externo e-Ink. Para o ThinkBook Plus Gen 3, a Lenovo repensou o conceito com uma ideia muito interessante: um ecrã secundário de cor completa à direita do teclado.

A grande vantagem desta implementação deste conceito é que permitiu à Lenovo criar um equipamento muito especial para criativos que aproveita o espaço ocupado pelo novo ecrã secundário para criar um ecrã principal ultrapanorâmico de 17.3″ com aspeto 21:10 e resolução 3.072 x 1.440. É um ecrã que promete ser bonito com Dolby Vision, brilho de 400 nits, taxa de atualização de 120Hz e certificação TÜV Rheinland. Já o segundo ecrã tem uma resolução 800 x 1.280 com diagonal de 8 polegadas.

Este ecrã é tátil e abre inúmeras portas para interação com o portátil, desde multitasking, até como superfície digitalizadora em edição de imagem e vídeo, ou simplesmente para mantermos aberta a nossa aplicação de música ou uma calculadora e teclado numérico. A Lenovo pensou profundamente neste ecrã secundário e as suas funcionalidades não se esgotam aqui: é possível utilizar aplicações em dois ecrãs ou usar o ecrã secundário para streaming do ecrã do nosso tablet ou smartphone. Portanto, para desenhar, digitalizar ou produzir, não há dúvidas que este ecrã tem um grande potencial para agilizar fluxos de trabalho e o seu formato relativamente standard é mais conveniente que outros formatos presentes no mercado.

Num verdadeiro tour de force, o Lenovo ThinkBook Plus Gen 3 consegue ser um prodígio de portabilidade, apesar das suas grandes dimensões: temos apenas 17.9mm de espessura máxima e um peso algo abaixo dos 2Kg, muito pouco expectável num equipamento de 17 polegadas. A conectividade não é penalizada: o portátil conta com HDMI, porta USB-C com Thunderbolt 4, 2 USB-A e jack de áudio.

Por todas as suas linhas compactas, o Lenovo ThinkBook Plus Gen 3 não concede terreno em especificações técnicas. No seu interior encontramos processadores Intel Core H de 12ª geração e a opção pela família H é importante por terem um maior TDP e, portanto, performance, sendo que serão os processadores de eleição para gaming. Curiosamente, não está confirmada a presença de uma gráfica dedicada, o que será importante para trabalhos gráficos, mas o processador faz-se acompanhar de até 32GB de RAM DDR5 e até 2TB de armazenamento SSD. Entretanto, há também uma bateria de 70Wh.

A Lenovo não deixou de fora uma câmara FHD, leitor de impressões digitais e colunas estéreo Harman/Kardon.

Com tudo isto somado, o Lenovo ThinkBook Plus Gen 3 é agressivamente barato, com um preço que começa nos $1399, algo como €1239. Estará à venda a partir de Maio, com disponibilidade na Europa a confirmar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui