Por estes dias, a Lenovo está a introduzir um refresh nos seus bem-amados Yoga, trazendo para a família os mais recentes processadores Intel Core de 12ª geração para um boost muito bem-vindo de potência. Mas há também novos Yoga com novidades muito interessantes, como o Yoga 9i, com as suas teclas de atalho dedicadas.

Olhem para o vosso portátil neste momento. Devem ter as teclas expectáveis para escrever e navegar e as teclas de função com funções secundárias, como alterar luminosidade ou gerir o áudio. Outras funções foram automatizadas e não têm teclas dedicadas, algo que muda com o novo Lenovo Yoga 9i, e felizmente. A marca é tradicionalmente cuidadosa na disponibilização de atalhos adicionais para as suas teclas e ao olhar para o seu hardware atual percebeu aquilo que muitos utilizadores também já devem ter percebido: há espaço para aumentar o número de teclas num portátil compacto, graças à refinação dos materiais, das técnicas de construção e mesmo da miniaturização dos componentes internos.

Com isso em mãos, o novo Lenovo Yoga 9i tem uma nova coluna de teclas que, além da tecla de impressão digital e do tradicional delete incorpora atalhos rápidos. De cima para baixo:

• Um atalho para mudar para o modo de desempenho Smart Power que permite maior desempenho ou maior vida útil da bateria, dependendo do que se está a fazer no momento – sem ter que se lembrar da combinação anterior de teclas Fn + Q. Basta procurar o ícone de desempenho para habilitar o Smart Power que otimiza a vida útil da bateria do sistema e térmicas mais frias com até 28W TDP e uma bateria de 75Whr.

• A função de Desfoque de fundo inteligente que ajuda instantaneamente a proteger a privacidade ao quando se está em chamadas de vídeo via Microsoft Teams ou outras plataformas de colaboração com apenas um clique; para mostrar uma imagem nítida do utilizador e o plano de fundo mais uma vez, basta pressionar a tecla novamente.

• A barra de som embutida na dobradiça de 360 ​​graus do Yoga 9i forneceu às equipas de design e engenharia da Lenovo a oportunidade única de adicionar uma tecla de função de mudança de modo de áudio mais inteligente, que chamamos de Vibe Check, que ajuda os utilizadores a perceber melhor as diferenças entre perfis de áudio com nuances para mais experiência de audição satisfatória para praticamente qualquer tipo de entretenimento. Escolha entre o modo de música, o modo de jogo ou o modo de filme para um maior efeito de som que não mata a vibe.

• Além da iluminação Smart Sense que ajusta automaticamente a luz de fundo do teclado com base na luz ambiente, há a tecla do modo de cor que torna mais fácil para os utilizadores alternar a aparência do sistema entre o modo escuro e claro por meio do recurso de configurações de cores nativas no Windows para ver qual funciona melhor. Além de dar um descanso aos olhos, habilitar o modo escuro para um ecrã OLED pode ajudar a preservar a vida útil da bateria e é útil em ambientes com pouca iluminação.

A última tecla é o sensor de impressões digitais que recebe aqui uma localização mais cómoda que o seu antecessor.

Espera-se que estas teclas possam ser remapeadas, mas não é demais dizer que é inesperado vê-las num portátil de 14 polegadas, em vez de num monstro de 15″ ou um equipamento profissional. Os Yoga são geralmente destinados ao mercado de consumo onde estas necessidades de atalhos rápidos poderiam não ser tão importantes quanto numa workstation ou num portátil de gaming, mas com o trabalho remoto cada vez mais presente, mais e mais utilizadores têm computadores pessoais para utilização profissional e semi-profissional, dando a estas teclas uma utilidade muito importante. Vá, quantas vezes ligamos o portátil e nos esquecemos de passar para um perfil de consumo mais brando? No Yoga 9i basta um toque.

As teclas extras fazem também maravilhas pelo design, já que reduzem os espaços “vazios” nas laterais e ainda assim o touchpad cresceu 45%. Engenhosamente, como já vimos, a coluna estéreo está agora na própria dobradiça, o que significa um áudio relativamente consistente em qualquer modo de utilização. Por dentro, o Lenovo Yoga 9i mobiliza os mais recentes processadores Intel Core de 12ª geração até um i7-1260P com.

O ecrã 16:10 está disponível com resolução até 4K, VESA DisplayHDR 500 True Black com 100% de cobertura do espaço de cor DCI-P3.

O Yoga 7i também leva um refresh nas suas versões de 14 e 16 polegadas que podem levar agora até um Intel Core i7-1260P ou um substancialmente mais capaz i7-12700H com gráficas Intel Arc. De nota que ambos possuem agora baterias algo aumentadas, respetivamente com 75Wh e 100Wh.

Entretanto, temos o Yoga 6 para falar. Esta é a opção com o foco na ecologia, com 50% de materiais reciclados na capa de tecido, e mais de 25% nas baterias. Quanto a processadores, contamos com um AMD Ryzen 7 5700U e placa de vídeo AMD Radeon na sua configuração máxima. Tal como os restantes Yoga, o 6 beneficia da extensão do programa de compensação de reciclagem de CO2, o que permite a todos os consumidores apoiar um de diversos projetos de ação climática das Nações Unidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui