A família EOS R cresceu com mais um integrante e, desta vez, cresce por baixo, com o modelo R100 que se coloca no extremo inferior da família para ser acessível, mesmo se à custa de algumas características expectáveis numa câmara fotográfica digital moderna. Por exemplo, não nos lembrarmos da última vez que uma câmara digital ofereceu um ecrã LCD sem funcionalidade táctil. Em troca, a Canon EOS R100 é uma forma barata e eficiente de podermos aceder a um elevadíssimo número de objetivas de alta performance e qualidade para entrarmos com o pé direito no mundo da fotografia avançada.
Há no mundo puristas. Na fotografia até podem ser uma espécie em extinção, mas existem. E se me incluo algo nesse grupo, é porque não penso que exista melhor experiência do que fotografar com o olho bem encostado à ocular e esquecer que o ecrã existe. Claro que há inúmeras vantagens em termos um ecrã LCD touch com navegação facilitada e mesmo posicionável para outras possibilidades de composição, nada disso aqui presente: a Canon EOS R100 é uma mirrorless compacta feita para os amantes da ocular e da sensação tradicional da fotografia.
O maior argumento da EOS R100 é mesmo o seu preço incrivelmente agressivo, que sem ter ainda sido anunciado para Portugal, ronda os €500 no exterior, isto com duas objetivas.
O hardware será muito razoável para o que estamos a pagar, com um sensor APS-C de 24.1MP com processador Digic 8 e capacidade para vídeo 4k com crop, e com isto oferecerá certamente uma excelente qualidade de imagem, prontamente acessível a quem quer algo melhor do que um telemóvel. O sensor é uma versão melhorada do que encontramos na EOS M50 Mark II de final de 2020 e foi muito bem recebido na altura. Agora, com algumas melhorias ao nível dos assistentes e algoritmos, será uma excelente base para o que é um enorme alinhamento de objetivas RF para podermos realmente molhar as mãos na fotografia.
O tempo dirá se a postura da R100 na gama de entrada, abaixo da R50, compensarão para a Canon quanto ao apelo dos principiantes, mas o seu preço incrivelmente agressivo podem ser uma bela chave de entrada para um sistema que tem enorme potencial de crescimento.