Poucas marcas foram tão prejudicadas por um embargo quanto a ZTE. Podíamos dizer que a marca se encontrava de vento em popa até que, em meados do ano passado, se viu sob forte embargo dos EUA por envolvimento com empresas Iranianas, país embargado pelos EUA. O impacto foi pesado e a marca perdeu muito do seu ímpeto, estando agora a fazer óbvios esforços para voltar a estar entre as maiores marcas Chinesas. Uma indicação óbvia desse objetivo foi a oficialização – ontem – do ZTE Axon 10s 5G com Snapdragon 865.
Para sermos totalmente claros, a ZTE não fez nenhum evento, enviou o smartphone para meios de comunicação. Em vez disso, a publicação surgiu na Weibo, e parece ter sido entretanto removida (via). Com o Snapdragon 865 ainda a vários meses de surgir no mercado e nenhum smartphone tecnicamente anunciado com o chip, embora muitos existam já indiciados, a ZTE mostrou ainda assim várias fotografias do futuro ZTE Axon 10s 5G que, muito obviamente, é uma evolução do Axon 10 5G de Fevereiro, mas substituindo o Snapdragon 855 pelo mais recente Snapdragon 865.
As especificações não foram totalmente reveladas, indicando a marca que se manterá a bateria de 4000mAh e contará com RAM LPDDR5 e memórias UFS 3.0, tornando-se um smartphone extremamente potente. Contará ainda com o Z-Booster 2.0, uma evolução da sua implementação de inteligência artificial que aloca recursos em função das necessidades das aplicações, permitindo aos jogos correrem de modo mais fluído, sem travagens e que inclui outras tecnologias para aumentar a performance do sistema como um todo, como a System Booster para aumentar em 120% a velocidade de abertura das apps.
Tratando-se de um smartphone com 5G integrado, a ZTE pensou no problema da cobertura e permitirá que os utilizadores ignorem a rede 5G onde esta esteja menos presente. Incluirá igualmente uma tecnologia chamada de Link Booster que pretende minimizar a quebra de ligação quando alternamos de uma rede Wi-Fi para uma rede 5G, impedindo quebras em jogos ou vídeos.
Do lado do software, o MiFavor 10 apresentará uma interface baseada no Android 10 com novos designs de ícones, tema escuro transversal, e controlo por voz das apps mais usadas.
Do lado do design, este parece idêntico ao do Axon 10 5G, com duas câmaras principais e uma terceira separada num módulo que inclui igualmente o flash. A marca diz-nos que o smartphone terá 7.9mm de espessura e 175g de peso, ponto por ponto o que vemos no Axon 10 5G, pelo que não se esperam mudanças. Assim, o ecrã poderá manter-se nas 6.47 polegadas, enquanto as câmaras principais poderão repetir as especificações do Axon 10, com uma câmara principal de 48MP, uma teleobjetiva de 8MP e uma câmara ultragrande angular de 20MP.