O assistente da Google é um bom companheiro nos smartphones Pixel e no Google Home, mas ainda é muito recente e por isso ainda está um pouco limitado no que consegue fazer. Durante o anúncio, a Google revelou que planeava abrir a plataforma no início de Dezembro para os programadores desenvolverem os seus próprios serviços. Mantendo-se fiel a esse cronograma, as acções na plataforma Google estão agora disponíveis, permitindo aos programadores integrar os seus serviços. A Google também está a lançar um programa de acesso antecipado para começar a testar novas funcionalidades e expansões futuras.

A gigante da tecnologia norte americana já está a trabalhar com vários parceiros para trazer Conversation Actions, incluindo parceiros de notícias como o The Wall Street Journal e CNN, serviços de utilidade como Todoist e WebMD e até mesmo empresas de serviços alimentares como Domino’s Pizza. Esta lista ainda é muito curta, mas com cada vez mais programadores a terem acesso a este serviço, devemos ver um crescimento muito rápido.

[mom_video type=”youtube” id=”ulAKc2gezfU”]

[gap height=”20″]

Duas amostras já estão disponíveis: Number Genie e Eliza, mas certamente haverá centenas ou milhares de novas acções brevemente Não precisa de instalar Skills como era necessário com Alexa, as acções estão simplesmente disponíveis por nome. Os utilizadores podem ter acesso a acções personalizadas dizendo algo como “Ok Google, talk to Number Genie”. Estranhamente, a voz muda quando está a interagir com acções personalizadas.

Os programadores podem criar esses serviços de voz interactivos usando API.AI ou Gupshup, ou executando o seu próprio processamento de linguagem com os comandos transcritos dos utilizadores. Uma lista de reprodução do YouTube apresenta o design e o desenvolvimento de interfaces de voz e a Google publicou um exemplo de código, práticas recomendadas e outra documentação para começar. Existe também um boletim informativo, a comunidade do Google+ e uma tag de acções da Google no StackOverflow para programadores que procuram obter ainda mais informações e conselhos.

As acções personalizadas só estão disponíveis na versão do Google Home por enquanto, mas serão expandidas para smartphones Pixel, Allo e outras implementações no futuro. A Google também anunciou os seus planos para adicionar suporte para fazer compras, reservas e outras actividades relacionadas com pagamentos no futuro. Os programadores interessados em obter o primeiro crack destas funcionalidades podem inscrever-se para participar no programa Actions on Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui