Investigadores do Laboratório Facebook Artificial Intelligence Research (FAIR) recentemente fizeram uma descoberta inesperada ao tentar melhorar o chatbots. Os bots, conhecidos como “agentes de diálogo”, estavam a criar o seu próprio idioma.
Usando algoritmos de machine learning, os agentes de diálogo foram deixados a conversar livremente na tentativa de fortalecer as suas habilidades. Ao longo do tempo, os bots começaram a desviar-se das normas de script e, ao fazê-lo, começaram a comunicar num idioma totalmente novo, um que criaram sem mão humana.
Na tentativa de conversar melhor com os seres humanos, os chatbots deram mais um passo e melhoraram na comunicação sem os humanos.
Os investigadores também descobriram que esses robots eram negociadores incrivelmente astutos. Depois de aprender a negociar, os bots confiaram em machine learning e estratégias avançadas na tentativa de melhorar o resultado dessas negociações. Ao longo do tempo, os bots tornaram-se bastante habilidosos e até começaram a fingir interesse num item para “sacrificá-lo” numa fase posterior da negociação como um compromisso falso.