O Alcatel 1B foi um dos dispositivos altamente democratizantes que a Alcatel apresentou na CES de Las Vegas, destacando-se por ser colocado no mercado já com Android 10 (Go Edition). Este facto não é de negligenciar, já que pelo preço de €99.99 que o Alcatel custará em Portugal, a totalidade dos concorrentes ainda conta com o Android Pie menos eficiente, menos completo, menos seguro. O Alcatel 1B pode de facto reclamar ser o primeiro smartphone no mundo com o Android 10 (Go Edition)
A Alcatel promete uma experiência de utilização fluída e não temos problemas em acreditar nisso, não obstante o segmento de mercado. Munido de um processador quad-core, o Alcatel 1B tem o grande argumento de 2GB de RAM quando muitos equipamentos Android Go possuem apenas 1GB, permitindo-lhe encaixar melhor as tarefas de processamento. De resto, o Android Go encontra-se optimizado para estes smartphones de gama de entrada e a Alcatel inclui o Smart Management que permite libertar toda a memória com um só toque, caso seja necessário encaixar uma app mais exigente.
Do ponto de vista do hardware, contamos com um ecrã de 5.5 polegadas HD+, uma resolução muito apreciável neste segmento, uma câmara de 13MP e uma câmara selfie de 5MP.
Depois, uma bateria de 3000mAh parece muito interessante para utilização folgada, oferecendo 23 horas de conversação e 14 horas de navegação, além de 43 horas de streaming de música, graças a uma gestão inteligente de bateria.
Finalmente, os utilizadores do Alcatel 1B terão ao seu dispor uma tecla física para invocarem o Assistente Google em qualquer momento, para qualquer urgência, uma implementação que agradecemos num smartphone barato que não deixará ninguém de fora da tecnologia moderna.
Em Portugal, o Alcatel 1B vai estar disponível no início de Fevereiro de 2020, com um PVPR de 99.99€, nas suas versões Prime Black e Pine Green.