Além dos Alcatel 3 e Alcatel 1, a Alcatel anunciou hoje no MWC que decorre em Barcelona o ambicioso Alcatel 5, um verdadeiro flagship budget, que reúne o que será o melhor design do momento abaixo dos €300, além de inúmeras características avançadas e interessantes. Dito de modo sucinto, apesar de ter seguido o Alcatel 5 desde o início, a Alcatel conseguiu surpreender-me.
Poderá ser ou não consensual, mas admiro uma marca que consegue criar um look que não se confunde com mais nada actualmente no mercado, e a Alcatel consegue fazê-lo por €229, num ano que será dominado pelas semelhanças com iPhone X ou Samsung Galaxy S9. O Alcatel 5, por seu turno, é inconfundível, e incorpora a nova filosofia SIMGANIC, tal como definida pelo responsável pelo design da Alcatel, Hagen Fendler: uma criação simples e orgânica.
O Alcatel 5 possui linhas rectas e simples, finas e esguias, com um corpo em metal escovado onde se destaca o grande ecrã FullView bezel-less de 5.7 polegadas com um perfil reminiscente de um Xiaomi Mi Mix invertido, mas fundamentalmente mais activo em termos de detalhes e funcionalidades. Este é um design que não parece valer somente o preço de mercado do equipamento.
A grande surpresa vem, no entanto, na forma do foco na fotografia e segurança. Começando por aqui, o Alcatel 5 possui o usual leitor biométrico, mas também introduz o Face Key. Este sistema funciona dividindo a imagem da face em cem pontos de controlo, permitindo ao utilizador desbloquear o smartphone com um simples olhar. A Alcatel diz-nos que o sistema desbloqueia um smartphone em meio segundo.
Ora, para quem encara a fotografia como um divertimento e quer aproveitar os melhores momentos da vida, o Alcatel 5 apresenta uma câmara principal de 12MP (interpolados para 16MP e uma dupla câmara frontal (12MP interpolados + 5MP) com uma lente grande angular de 120 graus com flash LED, para selfies que capturam 3 vezes mais área que a selfie normal, particularmente adequado para as selfies em grupo. A câmara inteligente muda do modo retrato para o modo grande-angular assim que detecta mais de duas caras na fotografia. Depois temos as ferramentas de fotografia: o Social Mode, que permite tirar fotos de uma forma mais divertida e eficiente, ou a Social Square que divide o ecrã em dois. Esta funcionalidade permite rever fotografias no momento exacto em que são tiradas e fotografar ao mesmo tempo.
Temos ainda a Instant Collage que permite juntar as melhores imagens em arranjos pré-estabelecidos. Cada secção da colagem é tirada uma a uma, utilizando o visor da câmara, e muda para a próxima forma à medida que se progride através da colagem. A Photo Booth traz de volta aqueles momentos nostálgicos das feiras populares ou das festas dos amigos, permitindo tirar quatro fotografias de seguida, uma foto por segundo.
Em termos de hardware, visto o seu preço, o Alcatel 5 vem bem equipado e completo, graças a um MediaTek 6750 com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. A bateria, essa, será de 3000mAh com carregamento rápido. Por este preço, e com um design incrível, o Alcatel concede apenas no ecrã para poder manter o seu preço baixo: o ecrã de 5.7 polegadas é somente HD+.
O que pensam do novo Alcatel 5? Do ponto do design é certamente o melhor que o dinheiro pode comprar neste segmento de mercado, introduzindo apontamentos decididamente premium para quem gosta da imagem que o seu smartphone transmite de si e que não aceita um equipamento feio só porque tem um orçamento baixo!