Além do Alcatel A5 LED, a Alcatel anunciou hoje em Barcelona dois outros dispositivos que apelam directamente à geração millennial, com foco extra nas selfies e nas redes sociais: são o Alcatel A3 e Alcatel U5.
Portanto, tanto o Alcatel A3 quanto o Alcatel U5 estão equipados com câmaras frontais de 5MP e flash para garantir selfies de qualidade, mesmo em condições difíceis de baixa luminosidade, além de possuir as tecnologias de embelezamento Face Mask e Face Beauty. A tecnologia 4G a bordo também será interessante para uma partilha rápida e seguimento atempado de todas as novidades das principais redes sociais.
Atrás encontramos uma câmara de 8MP com estabilização electrónica de imagem e capacidade para vídeo HD.
O Alcatel U5 coloca esta capacidade de estar sempre online ao alcance de todos sem exigir um grande orçamento, já que será um equipamento bastante contido, com um ecrã de 5 polegadas e resolução 480×850, além dum MediaTek MT6737 quad-core. Ao seu dispor, os utilizadores terão apenas 8GB de armazenamento interno e 1GB de RAM, o que tornarão o dispositivo pouco propenso a exigências pesadas. No entanto, a interface da Alcatel costuma ser extremamente leve, pelo que o funcionamento do sistema deverá estar bem assegurado.
A bateria será de 2050mAh que, com o hardware contido, não irá comprometer. Entretanto, o sistema operativo será o Android N.
Por seu turno, o Alcatel A3 é bem mais completo, colocando-se num mercado superior, com design premium e leitor de impressões digitais que permite desbloquear até 5 apps a partir do ecrã de bloqueio. É um smartphone que se destina muito claramente aos jovens para quem partilhar nas redes sociais e fazer streaming de vídeo é um passatempo omnipresente.
Também o processador permanece o MediaTek MT6737, mas com 1.5GB de RAM e 16GB de armazenamento interno, portanto algo mais potente que o seu meio-irmão.
No lado das câmaras, a principal passa a 13MP, a frontal para 8MP, face aos 5MP e 2MP do I5.
A bateria recebe também um boost para 2465mAh, mas continua sem carregamento rápido, pelo que a carga completa demorará umas generosas 3.5 horas.
Último destaque do Alcatel A3 é sem dúvida o seu design, com uma moldura em alumínio para maior resistência e elegância. As capas traseiras são destacáveis, e embora o dispositivo vá estar disponível desde Maio em Preto e Branco, capas com outras cores estarão eventualmente disponíveis.
Enquanto todos os olhos estavam focados no Alcatel Idol 5S que surgira em alguns rumores, a Alcatel preferiu recorrer ao Mobile World Congress para renovar a sua aposta num público jovem e dinâmico na qual tem amplo seguimento. Alcatel A3, Alcatel A5 LED e Alcatel U5 apostam forte na geração do multimédia e redes sociais e prometem preços competitivos para jovens que sabem o que querem e quanto querem poupar.