Para encontrarmos sistemas de mesh WiFi para darem alguma dignidade à Internet que nos é fornecida em casa, não precisamos ir muito mais longe que a TP-Link. A marca tem equipamentos para todos os bolsos e necessidades, desde kits básicos por menos de €100, a alguns bastante evoluídos para quem exige só o melhor. Hoje falo precisamente de um desses: o Deco X90 é uma solução avançada de mesh WiFi que oferece performance, funcionalidade e facilidade de utilização por um preço muito atraente para as suas capacidades.
Se a Internet em casa é má, a última coisa que querem fazer é esconder os transmissores do sistema mesh e, por isso, numa espécie de Art Deco branca, o X90 tem um design suficientemente atraente e decorativo, ainda que não seja particularmente discreto. Uma vantagem dos sistemas mesh é que são relativamente fáceis de configurar e deixá-los simplesmente trabalhar para manter a ligação estável, e isto é ainda mais verdade quando falamos da TP-Link.
Poucas marcas conseguem ser tão intuitivas e fáceis de por a funcionar como a TP-Link, cuja app Deco é fácil de operar e gerir. Pegando no kit de duas peças que recebemos para testar, o setup fez-se em cinco minutos sem qualquer soluço ou problema, o que é mais do que poderemos dizer de alguma concorrência. É tão simples quanto ligarmos a primeira unidade ao router e deixarmos a Deco detetá-a. Damos um nome à rede, estabelecemos uma password e depois do setup adicionamos a segunda unidade e o emparelhamento é uma questão de segundos.
A configuração é praticamente à prova de tótó e depois de termos o sistema a funcionar, é fácil encontrar na aplicação Deco todas as configurações de que necessitaremos: podemos instalar uma rede de convidados, configurar o QoS, verificar e gerir dispositivos conectados, listas negras inclusivamente, unificar ou separar as redes 2.4GHz e 5GHz, e há mesmo uma firewall avançada que nos protege contra intrusões. Estão também a bordo os sempre importantes controlos parentais.
O que é o TP-Link Deco X90?
O TP-Link Deco X90 é um dos mais potentes sistemas mesh domésticos que podemos encontrar no mercado. É um sistema de alta capacidade, alta velocidade e alto volume, para habitações com grandes necessidades de tráfego, seja serviços de streaming em alta resolução, seja gaming ou trabalho. Como o nome indica, o X90 é um sistema capaz de atingir 6600Mbps de downstream, sendo 4.8Gbps na banda mais rápida de 5GHz e 1.2Gbps na banda mais baixa. Isto também significa que neste sistema tri-band sobram apenas 574Mbps para a banda de 2.4GHz: é uma excelente maneira de maximizar a capacidade da rede, capitalizando nos dispositivos mais novos, sem sacrificar demasiado para oferecer pernas longas aos dispositivos mais antigos limitados a 2.4GHz. Chegará e sobrará para cobrar cobrir as necessidades da maior parte das habitações sendo, tal como disse, um dos mais potentes sistemas disponíveis do mercado. Ainda assim, se o vosso parque informático depender principalmente da banda de 2.4GHz (portáteis ou Smart TV mais baratas), este é um ponto a considerar.
Feito para o padrão WiFi 6 (não ainda WiFi 6E), o Deco X90 é compatível com uma gama enorme de tecnologias potenciadas por este padrão de rede, incluindo 4×4 MU-MIMO ou quatro canais de tráfego simultâneo de 160Hz cada um, OFDMA e 1024 QAM. E, se olharmos para a traseira destes monólitos, encontramos uma porta de 1Gbps e outra de 2.5Gbps, a segunda sendo uma forma louvável de daqui a um par de anos continuarmos a ter um sistema mesh atual para velocidades de entrada que ainda estão muito longe de se encontrar no mercado de consumo. Por outras palavras, o Deco X90 existe para quem precisa de movimentar muitos dados, de muitos dispositivos, o mais rapidamente possível e sem perdas de sinal.
Detenho-me aqui no facto de – para mim inesperadamente – termos apenas 1 porta ethernet de 1Gbps e outra de 2.5Gbps, pelo que depois de usarmos uma para ligar o router, temos no máximo 3 saídas para outros dispositivos. Assim que se me deu uma epifania ao colocar uma das unidades no corredor e pensei que não me apeteceria ter três ou quatro cabos a irradiar do X90 e a solução mais elegante e óbvia seria ligar um cabo à porta 2.5Gbps até ao escritório e daí usar um switch para ligar portáteis e televisão com cabos mais curtos, mais eficientes.
Portanto, no fundo parece-me que há aqui dois cenários: o utilizador que quer manter uma rede puramente wireless e por isso vai tirar máximo partido de todas as funcionalidades existentes no X90, provavelmente não estará preocupado com o número de portas físicas. Por outro lado, o utilizador que já utiliza um switch vai tirar muito mais proveito deste ao o ligar a uma única porta 2.5Gbps, do que a ocupar duas ou três tomadas de 1Gbps numa unidade normal. E com isto a TP-Link tem uma solução inteligente para otimizar dois cenários e oferecer mais custo-benefício por comparação a aumentar o preço do equipamento com tomadas adicionais, potencialmente desnecessárias.
Completamente ausentes estão as portas USB, caso tenham a necessidade de ligar armazenamento partilhado a um sistema mesh.
Os lares com muitos dispositivos de multimédia para ligar poderão desejar mais do que uma porta WAN, mas fora isso temos um sistema muito completo, capaz e atraente.
E como se comporta?
Dependendo da potência de cada unidade, a minha casa pode ser facilmente servida por duas ou três unidades mesh, sendo que no caso do X90 notei que bastavam duas para conseguir Internet perto do máximo nos locais mais recônditos, favorecendo bem os momentos de teletrabalho e também de gaming. Infelizmente não tinha de momento mais do que um equipamento WiFi 6 para verificar como se comportavam múltiplos equipamentos do género neste que é um dos pontos altos do X90, mas não pude ter qualquer razão de queixa quanto à estabilidade e capacidade de tráfego com o X90.
Aliás, o meu principal problema para precisar de um sistema mesh é mesmo a constante perda de sinal em alguns pontos da casa, o que deixou de acontecer, com um fluxo estável e amplo de dados. Embora com sistemas anteriores tenha sempre notados melhorias significativas ao longo da habitação, o Deco X90 é o primeiro sistema de 2 unidades que manteve a minha ligação no máximo nos pontos mais difíceis (casa de banho e escritório), tanto com as unidades perto uma da outra, quando em extremos da casa, com estruturas complicadas pelo meio, especificamente um pilar a meio que me faz perder o sinal momentaneamente sempre que por lá passo.
Portanto, a TP-Link tem aqui alguma potência adicional para fazer este sinal tão eficiente. Sem poder exatamente oferecer evidências nesse sentido, diria que o sistema de inteligência artificial do X90 está a trabalhar ativamente para o tornar mais estável. Este sistema está sempre a recolher e a analisar os dados do sinal e é capaz de se ajustar a interferências de sinal e alterações ambientais que degradem a ligação. Isso explicará talvez porque este é o sistema mesh dos que recentemente testei que mais imune pareceu a pontos de bloqueio de sinal.
HomeShield: uma solução escalável
O HomeShield é a solução de segurança da TP-Link para os seus routers e sistemas mesh e é importante que me detenha aqui um pouco, já que se pensam comprar um TP-Link é importante saber que há funcionalidades HomeShield gratuítas, mas há também um escalão pago que pode tornar-se muito interessante para quem quer assegurar segurança extra, por exemplo se decidir montar um servidor ou sistema cloud doméstico.
Portanto, na versão básica, que será mais do que suficiente para utilizadores domésticos, contamos com as funcionalidades que já mencionamos atrás, incluindo QoS, múltiplos perfis de utilizador, bloqueio de dispositivos ou websites, bloqueio de Internet e estatísticas.
A versão completa já oferece filtros de conteúdos maliciosos, proteção DDoS, prevenção de intrusão de portas, análise em tempo dos URls visitados, e ferramentas adicionais de descanso. Esta versão Pro pode ser adquirida diretamente nas apps Tether e Deco, com um custo de €6.49 por mês, podendo ser uma opção genuinamente atraente para quem tem necessidades adicionais de segurança.
Conclusão: simplicidade potente
O TP-Link Deco X90 é um caso peculiar de um sistema mesh que oferece um poder acima do que muitos utilizadores domésticos pensam sequer precisar, num pacote de elevada simplicidade e eficiência, que lhe permite manter um preço justo dentro do que é geralmente praticado no mercado para equipamentos tão evoluídos. Claro que devem considerar que se estiverem demasiado dependentes de equipamentos mais antigos limitados a 2.4GHz, não conseguem tirar partido do que o X90 tem para oferecer e podem bem olhar para outras opções dentro da família TP-Link.
Regressando ao X90, a sua simplicidade é certamente um ponto a favor, permitindo a uma família configurar em minutos uma rede para as necessidades de todos os equipamentos e sem necessidade de conhecimentos avançados para o conseguir fazer e a porta de 2.5Gbps é uma adição muito bem-vinda que garante que o sistema está preparado para o futuro e pode substituir com vantagem portas adicionais menos competentes.