Um dos componentes mais importante num smartphone é o software que acompanha o hardware do equipamento. Na maior parte das vezes, quando escolhemos um smartphone olhamos para aspectos como o preço, a marca, o design e a cor e deixamos o factor software de parte.

Como fã sistema operativos simples e leves como o já extinto Cyanogen OS e o Lineage OS, reconheço que o software pode ser tão ou mais importante do que o hardware para uma boa experiência do utilizador.

Hoje o Android está em cerca de 80% dos smartphones no entanto a experiência do utilizadores pode ser muito variada em função da versão do software bem como a interface que os fabricantes optam por sobrepor à interface original do Android.

Em 2014, a Google anunciou o programa Android One que originalmente focava utilizadores em mercados emergentes que usavam smartphones pela primeira vez. Hoje este programa está mais alargado abrangendo smartphones de gama média vendidos à escala global.

O que é o Android One?

Os equipamentos com Android One são smartphones  produzidos por outras empresas que não a Google e que trazem o sistema operativo Android de origem. O que garante a estabilidade e a solidez da versão e que não inclui outras aplicações, serviços e bloatware.

O que traz o Android One?

Descrito como a forma mais pura do Android, o Android One traz um conjunto de aplicações da Google como o Google Duo, Youtube ou Google Maps, para além do Assistente da Google.

Outro aspecto importante é o facto de o equipamento poder receber actualizações da versão do Android num período até 2 anos. Ou seja, se comprares um smartphone com Android Oreo, poderás actualizar a tua versão até ao Android Q. Adicionalmente também receberás actualizações mensais de segurança durante 3 anos.

Android One

Em que telefones posso encontrar o Android One?

Dos telefones que foram lançados globalmente, destaco o Xiaomi Mi A1, que pertence à 4ª geração do Android One, que ao que tudo indica terá um sucessor ainda durante este ano, baseado no Xiaomi Mi 6X.

Xiaomi Mi A1

Mais recentes no mercado, podemos encontrar os três telefones anunciados pela Nokia na última Mobile World Congress – o novo Nokia 6, Nokia 7 Plus e Nokia 8 Sirocco, que já pertencem à 5ª e última geração do Android One.

Nokia Android One

Certamente que veremos no futuro mais smartphones destas e doutras marcas com Android One já que as vantagens são óbvias para o utilizador já que estamos na presença de um sistema simples, sólido, seguro e que pode ser actualizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui