Apple, uma das empresas mais “secretas” na industria da tecnologia vai passar a mostrar algumas das suas cartas. A noticia vem através do director da investigação de IA (Inteligência Artificial) da Apple, Russ Salakhutdinov. Este afirma que a Apple irá permitir os seus investigadores publicar artigos científicos sobre IA. O anuncio foi feito na conferencia NIPS em Barcelona.
Inteligência Artificial e Artigos Científicos
O objectivo, segundo Russ Salakhutdinov, é o de atrair talento da área.
Contrariamente a outros sectores, a área de investigação de IA têm muito foco em colaboração publica. Muitos dos melhores investigadores participam em conferências, publicam artigos científicos e contribuem para projectos open-source. Até agora a Apple mantinha as suas descobertas em segredo, desmotivando os seus investigadores, que não podiam contribuir publicamente como os seus colegas noutras empresas/universidades.
Yann LeCun, veterano em IA, e líder da divisão de IA do Facebook, afirma que a publicação de artigos científicos é muito importante para os investigadores actuais. Caso contrário a não publicação de papers poderá afectar a sua carreira profissional. Isto deve-se ao facto de até as maiores empresas concorrentes, como a Google, Microsoft e Facebook fazerem parte de um grupo dedicado a tornar a investigação em IA publica e criar padrões de boa praticas na área.
A Apple tem estado em desvantagem em relação à competição na área de inteligência artificial visto não ter a sua disposição dados acumulados através de redes sociais (Facebook) ou motores de pesquisa (Google) e não participar do movimento open-source. Este facto faz-se notar como por exemplo nos atrasos no desenvolvimento do carro inteligente da Apple.